Cecilia Magalhães Pets

Conhecendo as raças: Golden Retriever, amigo para qualquer hora

Não aja com impulso quando decidir “comprar” ou mesmo adotar um pet, pois este amiguinho vai fazer parte de sua vida e da sua família por muitos e muitos anos, dando e recebendo amor incondicional, companheirismo e cumplicidade. Planeje, estude, entenda as necessidades reais deste ser vulnerável que somente quer ser respeitado, cuidado e amado.
Sending
User Review
0 (0 votes)

A fofura e alegria do Golden Retriever não deve ser confundida com a energia e agitação do Labrador, que já conhecemos aqui no início da serie sobre raças. Sim, eles têm similaridades, como o objetivo do trabalho e as cores da pelagem, mas é aí que também encontramos a diferença mais visível, os “goldens” têm pelagem longa enquanto labradores são de pelagem curta.

Golden Retriever é uma raça de médio a grande porte com pelagem de várias tonalidades do dourado, é longa e resistente a água. Pesam em média 25 a 34 kg e podem chegar a 61 cm de altura.

A raça foi desenvolvida na Grã-Bretanha do século XIX, de uma mistura de diferentes raças para se obter um excelente “retrieve”, que recolhe as aves abatidas pelos caçadores sem destruí-las. Eles possuem uma grande delicadeza na boca, capaz, segundo dizem, de carregar ovos frescos sem quebrar.

O pelo longo e esvoaçante é capaz de nos encantar quando estão correndo. Essa pelagem exuberante passa também a ser uma desvantagem pela necessidade de cuidados especiais com a renovação que ocorre o ano todo e a obrigatoriedade da escovação frequente para evitar nós que podem vir a provocar dor ao seu pet.

A raça Golden Retriever tem três subtipos: britânico, mais musculoso e de pelagem mais densa; americano, menos musculoso e de pelagem mais escura; e o canadense, mais alto e pelagem mais fina e escura. Esses subtipos não determinam mudanças de personalidade ou predisposição a doenças. É simplesmente uma preferência.

É uma raça muito inteligente, com grande facilidade de aprendizado, capaz de realizar várias tarefas, fácil de adestrar e muito usado em treinamentos para cães-guia, aqueles que ajudam pessoas com deficiências. Além disso, é muito companheiro, adora estar com a família, carinhoso com crianças, e gosta de buscar objetos e brincar na água.

Foto: Pexels/Chevanon Photography

Pela facilidade de treinamento pode ser “adestrado” com carinho e gentileza, pois estão sempre querendo agradar aos familiares.
A expectativa de vida é entre 11 e 12 anos.

As doenças genéticas mais comuns são: catarata, atrofia progressiva da retina, glaucoma, problemas sérios de córnea, displasia do cotovelo ou quadril, e grande tendência as alergias e atopia. São também propensos a problemas cardíacos, ósseos e obesidade, e acometidos por diversos tipos de câncer, sendo a enfermidade que mais os afeta.

Importante lembrar que eles têm muita energia e precisam de exercício frequente, serem escovados diariamente, e necessitam de uma alimentação equilibrada e bem balanceada para evitar a obesidade.

Por isso tudo é extremamente importante visitas anuais ao veterinário para uma vida-longa e saudável com seu novo filhote.
Dica: Por todas essas qualidades houve uma reprodução descuidada da raça, que levou ao desenvolvimento de alguns “goldens” mais tímidos, com tendências agressivas que podem morder e não ser tão amigáveis a outros animais. Pesquise e fale com um veterinário de sua confiança antes de trazer para casa um novo membro da família. É uma grande responsabilidade adquirir um pet, não faça por impulso.

O intuito desta matéria é ajudá-lo no planejamento da escolha da raça do seu próximo cachorro. Leia e estude sobre as raças que você tem interesse. E procure orientação profissional. Tente visualizar e planejar a sua vida e do seu pet pelos próximos 10-15 anos. Prepare sua casa e sua rotina para a entrada do seu novo companheiro. Nas próximas edições estaremos falando sempre de uma raça diferente. Visite a seção PET do site Acontece.com e navegue por vários temas relacionados. Caso tenha alguma raça de interesse ou dúvida mande um e-mail.

Até a próxima!

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 21 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page