O delicioso arroz caribenho
Culinária

Arroz caribenho

Sending
User Review
0 (0 votes)

A culinária do Caribe apresenta uma mistura de influências africana, ameríndia, francesa, espanhola e, mais recentemente, indiana. A partir desta imensa riqueza de tradições, muitos estilos passaram a ser únicos na região. Por conta das particularidades de cada ilha, com flora e fauna diversas, bem como diferentes passados coloniais, os pratos variam de ilha para ilha. Ainda assim, alguns ingredientes são a base desta criativa culinária em todas as regiões, como o arroz, carnes, peixe, frutos do mar e plátanos.
O arroz, apesar de ser empregado de várias formas, é um acompanhamento comum em todo o Caribe, sendo frequentemente temperado com leite de coco. Alguns ainda adicionam ervilhas e outros ingredientes, como abacaxi e manga. Os pratos com peixes e frutos do mar são também os mais comuns na região devido, sem dúvidas, à sua localização. Ainda que com uma especialidade própria em cada ilha, os caribenhos compartilham de uma herança em comum muito versátil: usar o que estiver à mão, o que resulta sempre em pratos criativos e saborosos.

Ingredientes
2 colheres (sopa) de azeite
800 g de camarões médios e limpos
2 xícaras (chá) de arroz
1 cebola
2 dentes de alho
1 cubo de caldo de peixe ou camarão
Sal e pimenta do reino a gosto
1 xícara (chá) de leite de coco
1/2 xícara (chá) de água fervente
1 1/2 xícara (chá) de abacaxi em calda picado (reserve 1 xícara de chá da calda)
Salsinha e cebolinha a gosto para decorar

Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e os camarões até ficarem rosados. Tempere com sal, pimenta e alho picadinho. Em seguida, acrescente o arroz, o cubo de caldo de peixe ou camarão e refogue por mais alguns minutos. Despeje a calda do abacaxi, o leite de coco e a água. Espere levantar fervura, tampe e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos ou até amaciar o arroz. Misture o abacaxi, transfira para uma travessa, decore com salsinha e cebolinha e sirva com uma salada de folhas verdes. Uma opção adicional é salpicar mozzarella ralada e levar ao forno para gratinar.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement

You cannot copy content of this page

X
X