Vida e Saúde

Ansiedade durante a pandemia e dicas de como controlá-la

Sending
User Review
0 (0 votes)

Por Dra. Ana Gouvea

É comum as pessoas dizerem que estão ansiosas. Mas o que é a ansiedade? A ansiedade é a nossa mente no futuro cheia de preocupações, planejando, tentando controlar o dia de amanhã. Nesses tempos de quarentena muitas pessoas estão reclamando de ansiedade e ataques de pânico. Isso está acontecendo porque as pessoas se sentem vulneráveis com todas as indefinições relacionadas ao futuro.

Quando vou poder sair de casa? Será que eu vou ficar doente e morrer? Vou perder o emprego? Vou conseguir pagar o aluguel? Quando as coisas vão voltar ao normal?

Essa incapacidade de prever o futuro ativa os mecanismos da ansiedade. A nossa mente (uma região do cérebro chamada amygdala) começa a “falar” para o nosso corpo que estamos em perigo e o nosso corpo reage ao perigo. O coração começa a bater mais rápido, a respiração fica ofegante, as mãos começam a suar, os músculos ficam tensos e temos a sensação de que não conseguimos respirar ou de que vamos morrer.

Se realmente estivéssemos em perigo, por exemplo um tigre aparecesse na nossa frente, essas reações físicas nos ajudariam a correr do perigo, lutar contra o perigo ou se esconder. Mas se o perigo está apenas nas nossas mentes, vamos sentir o desconforto dos sintomas físicos e como esses sintomas causam desconforto e medo, mais ansiedade vão gerar. Então ansiedade é a nossa mente gerando pensamentos frequentes de preocupação e de medo do futuro. Catastrofizando o futuro ou planejando o futuro sem parar.

Paradoxalmente, esse sentimento de vulnerabilidade que o Covid-19 criou é uma grande oportunidade para nos darmos conta que na realidade não temos controle do futuro e entendermos melhor os nossos pensamentos. Nossos pensamentos são frequentemente negativos? Estamos sempre esperando o pior? Planejamos demais? Nos preocupamos demais? Quando entendemos melhor os nossos pensamentos podemos dar um choque de realidade a esses pensamentos negativos e tratá-los como pensamentos e não como verdade absoluta.

Quando a ansiedade bate forte é muito importante ancorarmos no momento presente, o único momento que temos controle. Para ancorar no momento presente (no aqui-e-agora) e quebrar o ciclo da ansiedade e do pânico podemos:

1) usar exercícios de respiração aonde nos concentramos na inspiração e na expiração. Meditação com Atenção Plena (Mindfulness) é uma forma de nos concentrarmos na nossa respiração. Sugiro aplicativos como Insight Timer, Ten Percent Happier, Calm e Headspace.
2) Contar de trás para a frente.
3) Nomear objetos que estão ao nosso redor.
4) Escolher um objeto e descrevê-lo: cor, tamanho, textura, peso, cheiro e outras qualidades desse objeto.
5) Soletrar o seu nome e de outras 3 pessoas que você conhece de trás para a frente.

Se você está sofrendo de ansiedade procure ajuda de um profissional qualificado. Não tenha vergonha de buscar ajuda. E acredite nas palavras de Jon Kabat-Zinn, criador do Programa de Redução do Estresse através da Atenção Plena (MBSR em inglês): não podemos parar as ondas, mas podemos aprender a surfar.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 21 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page