User Review
( votes)O Grupo Acontece completa, neste mês de agosto, 20 anos de história nos EUA. E ao longo dessas duas décadas, é reconhecido como uma das empresas de mídias brasileiras mais importantes e atuantes na Flórida, seja levando para os seus leitores o melhor do lifestyle do sul do estado, por meio da revista Acontece, ou para quem acompanha o portal acontece.com, que oferece informações úteis, notícias nacionais e internacionais e dicas para quem reside ou visita as cidades da Flórida. É ainda reconhecido pela qualidade e atuação em centenas de eventos ligados à arte e à cultura brasileiras nos EUA. E ninguém melhor que o fundador e dono do Grupo Acontece, o publicitário Antonio Martins, para falar da sua história e desse momento tão especial, que envolve não só os profissionais que trabalham para suas empresas, como também para quem acompanha e acredita no sucesso do grupo. Confira.
Antonio, o Grupo Acontece completa 20 anos neste mês de agosto. Qual a sensação que essa data provoca em você?
Sensação de realização e superação, pois realmente é muito bom ver como é importante trabalhar junto a pessoas competentes e estar sempre acompanhando as mudanças para se manter no mercado e, acima de tudo, prestar um serviço de relevância para o imigrante e turistas brasileiros. Só tendo um time nota 10 de funcionários e colaboradores para que essa missão se torne possível.
Como foi o início dessa jornada? Como surgiram as primeiras ideias de trabalhar com a mídia para a comunidade brasileira na Flórida?
O início foi no ano de 1998, quando estávamos no “boom” da internet e dos websites. Naquela época era comum escutar que quem estivesse na internet iria ficar rico! Ninguém sabia como, mas tinha que ter um website! Criar um site não era tão fácil como hoje, mas nós identificamos uma real necessidade de algo que abordasse temas sobre entretenimento, cultura e lazer e pudesse divulgar os principais eventos da comunidade brasileira do sul da Flórida. Naquela época, já existiam várias revistas e jornais impressos, mas a única mídia diária era um “newsletter” que chegava às pessoas, através do antigo fax. E foi assim que começamos. Contratamos programadores, jornalistas, uma agência de publicidade e criamos o site www.acontece.com, em agosto de 1999.
Você viveu diferentes momentos da mídia brasileira na Flórida. Do que você mais sente falta e o que acredita que evoluiu positivamente?
Acredito que o site Acontece.com tenha sido o primeiro portal de notícias brasileiras desta nossa região. Todos os anos ganhávamos o “Press Award”, a mais importante premiação de mídia brasileira nos EUA. Acredito que somos a empresa que mais conquistou estas estatuetas. Em 2005 resolvemos incorporar ao Grupo a revista impressa e lançamos a Acontece Magazine. O mercado de mídia brasileira do sul da Flórida já esteve muito bom e a região chegou a ter mais de 20 mídias brasileiras funcionando ao mesmo tempo, mas com a chegada do Orkut, Google, Twitter, Facebook, YouTube e Instagram, o mercado ficou bem mais seletivo, e para continuar ativos tivemos que acompanhar cada mudança. Hoje o Grupo Acontece tem presença online através do site acontece.com, com a Acontece Magazine, além da presença da marca em todas as plataformas com destaque digitais como Google Plus, Twitter, Facebook, YouTube, Instagram e Issuu. O nosso público chega até o Grupo Acontece através de qualquer uma destas plataformas e o nosso anunciante se beneficia com esse mix de mídias “on” e “offline”, uma vez que anuncia em uma mídia e a sua campanha se mantém ativa nas outras plataformas do Acontece.
Desde a sua primeira edição, quais foram as grandes transformações da revista Acontece até os dias de hoje?
Somos conhecidos por oferecer conteúdo de “lifestyle” e entretenimento e o nosso leque de possibilidades é grande e desafiador. Eu acredito que o que nos mantém no mercado até hoje é o respeito, em primeiro lugar com nossos leitores, a qualidade das matérias e ensaios fotográficos originais, através do trabalho de jornalistas, fotógrafos, graphic designers muito profissionais e colaboradores de alto nível nas mais diferentes áreas de atuação. Procuramos sempre buscar as notícias mais atuais e relevantes, tanto para o imigrante, quanto para o turista brasileiro. Tivemos diversas fases com diferentes temas, como eventos, depois a era dos eletrônicos, assuntos sobre mercado imobiliário, arte, beleza e inúmeros temas durante todos esses anos. Nos últimos tempos o tema é empreendedorismo, objetivo de muitos brasileiros que estão se mudando para a Flórida. Acredito que a qualidade , credibilidade e o respeito aos nossos leitores nos leva à conquista de novos clientes e anunciantes, como uma consequência natural, pois o resultado é muito mais assertivo para eles e para as agências de publicidade, que incorporam anúncios na Acontece Magazine, em suas campanhas. Uma grande transformação que nós não esperávamos foi que, nos primeiros anos, a nossa fonte de renda vinha exclusivamente do site Acontece.com e por muitos anos se manteve assim, mas atualmente ao contrário do que se previa, a nossa maior fonte de renda vem da mídia “offline”, ou seja, da Acontece Magazine. A partir desta edição, abordaremos temas diferentes para celebrar esses 20 anos do Grupo Acontece, como 20 anos de história de imigração e influências da comunidade brasileira no sul da Flórida, 20 anos de arte, de fashion, de entretenimento, turismo, temas sobre família, 20 anos de empreendimento e muito mais nessas próximas 12 edições da Acontece Magazine.
Quais foram os grandes parceiros desta jornada do Grupo Acontece?
Para uma empresa de comunicação do tamanho da Acontece, com um número pequeno de funcionários e uma grande quantidade de colaboradores durante estes 20 anos, eu teria que fazer uma lista enorme de nomes, mas não quero me arriscar e esquecer de alguém. Tenho muito a agradecer a todos que nos deram e dão apoio até hoje, como patrocinadores, anunciantes, colaboradores e todos os que trabalham em diferentes áreas do nosso Grupo, desde o nosso primeiro editor, nosso designer Leandro Falivene, a nossa editora Connie Rocha e a editora-chefe Ana Martins, e todos os outros envolvidos direta ou indiretamente, pois sem o trabalho e apoio deles não conquistaríamos tudo que alcançamos ao longo desse tempo. Atualmente contamos com um “Editorial Board”, que foi montado pela jornalista Cris Delboni e que está nos ajudando muito a analisar, transformar, atualizar e manter a qualidade desta empresa de comunicação.
Quais foram os maiores desafios que vocês encontraram durante esses anos?
O maior desafio acontece todos os meses na hora de preparar uma nova edição da revista, pois como temos prazos para impressão, é tudo muito corrido, tanto na parte editorial, nas pesquisas, entrevistas, ensaios fotográficos, produções, quanto na parte de mídia e venda dos anúncios.Terminamos uma edição e já estamos pensando na próxima. Um ciclo vicioso, cansativo, mas muito empolgante e sempre um grande desafio!
O que há de mais positivo em trabalhar com a mídia brasileira?
Acho que é a paixão, saber que o que você faz pode dar o “start” para mudar as vidas das pessoas positivamente. Saber que o seu trabalho pode servir para dar diretriz, informar, incentivar a fazer coisas boas, divertir a família e principalmente ser um veículo que pode dar uma noção do tamanho e da importância da comunidade brasileira em nossa região, pois a Acontece Magazine, embora tenha a redação na Brickell Avenue, no coração empresarial de Miami, e seja a mídia brasileira de maior penetração de mercado desta região de Miami – Dade, também atende igualmente aos condados de Broward e Palm Beaches.
Para quem você dedicaria uma homenagem especial por essas duas décadas do Grupo Acontece?
A todos os nossos parceiros citados anteriormente, mas principalmente a Ana Martins, por estar batalhando incansavelmente ao meu lado para a realização deste sonho que “Acontece” há exatos 20 anos.
Que mensagem você gostaria de deixar para todos os que acompanham o Grupo Acontece?
Continuem lendo a Acontece Magazine “online ou offline”, continuem nos dando todo feedback para melhorarmos, e como a revista é gratuita, mantida financeiramente pelos nossos anunciantes, que busquem sempre consumir os produtos e serviços das empresas que anunciam na Acontece e são tão importantes para a comunidade brasileira, pois se um dia essas empresas pararem de apoiar financeiramente as mídias focadas na nossa comunidade, como a Acontece Magazine, talvez não seja mais possível termos um conteúdo dedicado ao imigrante e ao turista brasileiro. Ou seja , consumam com consciência, valorizem empresas que prestigiam iniciativas da comunidade brasileira.
Foto: Nila Costa
Comente