Arte

“A arte faz parte de minha natureza”

Sending
User Review
0 (0 votes)

A obra de Renata Cabral surge do universo no qual a artista está imersa desde a infância, vivida na cidade de Sapé (na Paraíba). A pintura de Cabral é fortemente inspirada nas cores folclóricas, na cultura regional, na alegria que emana do povo, na religiosidade peculiar e rústica, nos mitos e, principalmente, no universo feminino. As mulheres sempre foram a principal influência para a sua obra. A vaidade, a sensualidade, a beleza, a doçura são retratadas através de traços livres e fortes, que trazem uma identidade única à obra. Em contraste, transmite a força peculiar da mulher nordestina, aguerrida e com marcas de sofrimento. Os olhares comoventes de suas madonas são carregados de emoção que trazem vida à sua pintura. Muitas de suas pinturas exprimem dor, em meio a cores fortes e alegres. Tal dualidade é recorrente na obra da artista: timidez ingênua versus sensualidade sutil; o nu explícito em meio à doçura de um semblante feminino; a alegria das cores vibrantes ante à tristeza de um olhar comovente. São sintomas de toda a sensibilidade da artista, que alimentam a sua trajetória artística. As pinturas religiosas são especialmente destacadas em seu portfólio, imprimindo aos personagens santos um olhar único que nos remete a um universo de fé tão comum no Brasil.
Enfim, a obra de Renata Cabral pode ser considerada autobiográfica e retrata os elementos que construíram a sua identidade: seus grandes olhos traduzem uma necessidade de viver observando o mundo; as bocas pequenas (nem por isso, menos expressivas) demonstram a timidez e insegurança, que tornam difícil a fala. E por isso, Renata encontra na arte a melhor maneira de dizer do mundo que há em si, de modo único, lúdico e livre de enquadramento em escolas de artes ou ditaduras acadêmicas. Toda essa liberdade, trabalhada de forma plena no universo de cores e formas assimétricas, vem conquistando o Brasil e o mundo.

Principais exposições
• Art Shopping Carroussel du Louvre – Paris (2015)
• Diálogos Visuais – MUSAI, Ituiutaba – MG
• Usina Cultural Energisa – Coletiva 6 – João Pessoa/PB
• O Universo das Madonas – CCBNB – Sousa/PB
• Arte em Claves de Sol – Casa de Portugal – São Paulo/SP
• Arte que Salva – Saccaro – Miami/USA
• Marés e Cores – Galeria N1- Búzios/RJ
• ArtBrazil – Art Serve – Miami/USA (2014)
• Cem anos – Museu Carmen Miranda – Portugal (2010)

Representantes: VIANNA BRASIL Fine Jewelry Gallery em Boca Raton (Flórida); Personart (Paris); Ríbia Infanti (Paris); Rossiter Decor (João Pessoa); In Art (São Paulo);
Contatos: (83) 98797-2507 / RenataCabral_art@yahoo.com.br / http://RenataCabralArtist.blogspot.com/

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 25 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page