Culinária

10 receitas e curiosidades da sobremesa típica das festas juninas

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

A Josapar, detentora das marcas Tio João, Meu Biju e SupraSoy, compartilha diferentes dicas de preparo do prato tradicional do período

O mês de junho é tradicionalmente marcado pelas celebrações típicas no Brasil. E entre os costumes que pautam essas festas, com cada região do país comemorando à sua maneira, na gastronomia é onde todos se encontram. Por isso, a Josapar, detentora das marcas Tio João, Meu Biju e SupraSoy, reuniu uma série de receitas e algumas curiosidades sobre uma das sobremesas que melhor representa essa época do ano: o arroz doce. Afinal, como ele se tornou um prato tão típico das festas juninas?

Alguns dados históricos dizem que o arroz doce tem origem asiática e chegou à Europa na Idade Média, por conta das rotas comerciais, onde se tornou uma iguaria costumeiramente preparada em diferentes celebrações. No Brasil, com a colonização portuguesa, alguns hábitos e costumes passaram a ser incorporados no território que daria origem ao atual país, entre eles, as festas juninas e alguns pratos que já eram então consumidos pelos europeus, como o arroz doce.

Com a possibilidade de ser preparado de forma simples e acessível, com poucos ingredientes, além de apresentar uma textura cremosa e reconfortante, o arroz doce foi então ganhando cada vez mais espaço nas comemorações do período, até se tornar a tradição dos dias de hoje.

Para as pessoas que buscam novas e saborosas maneiras de preparar o arroz doce, a Josapar elaborou algumas sugestões. Entre elas estão o arroz doce gaúcho – uma receita que leva pêssegos frescos –, o  arroz doce brulée, o arroz doce com chocolate e o arroz de doce de leite e ameixa. Confira:

Arroz doce gaúcho

Ingredientes

– 3 pêssegos frescos (240 g)
– 1 ½ xícara (chá) de açúcar (240 g)
– 1 xícara (chá) de Arroz Grãos Nobres Tio João (170 g)
– 5 cravos
– 3 colheres (sopa) de manteiga (39 g)

Modo de preparo

Corte 2 pêssegos em cubinhos e reserve o outro para a decoração.
Derreta ½ xícara (chá) de açúcar em fogo médio, mexendo até obter um caramelo escuro. Em seguida, com cuidado, adicione 3 xícaras (chá) de água (600 ml). Quando o caramelo estiver totalmente dissolvido na água, acrescente o arroz, os pêssegos em cubos e os cravos e cozinhe em fogo baixo, com a panela semitampada, por 30 minutos, ou até o arroz ficar bem cozido.
Junte o restante do açúcar, 1 colher (sopa) de manteiga (13 g) e 1 xícara (chá) de água (200 ml) e cozinhe por mais 20 minutos (adicionando mais água, se necessário).
Quando o arroz estiver quase pronto, corte o pêssego restante ao meio, e cada uma das metades em 8 (obtendo, assim, 16 barquinhas de pêssego). Aqueça o restante da manteiga em uma frigideira e grelhe os pêssegos.
Assim que o arroz estiver quase seco, com um creme espesso em volta dele, desligue o fogo e sirva-o em seguida, ainda quente.

Arroz doce brulée

Ingredientes

– 4 xícaras (chá) de leite integral (800 ml)
– 1 xícara (chá) de Arroz Grãos Nobres Tio João (170 g)
– 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco (400 ml)
– 1 xícara de açúcar (160 g)
– 4 gemas batidas

Para a finalização:
– 2 xícaras de açúcar (160 g)

Modo de preparo

Ferva 3 xícaras (chá) de leite, acrescente o arroz e cozinhe-o em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos ou até o leite secar.
Enquanto isso, em outra panela, em fogo baixo, derreta o açúcar até formar um caramelo. Acrescente o leite restante e o creme de leite fervidos juntos. Quando o caramelo dissolver totalmente, misture esse líquido à panela do arroz e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até que o arroz cozinhe por completo.
Desligue o fogo e, aos poucos, misture ¼ de xícara (chá) do arroz às gemas, mexendo sempre para não cozinhá-las. Retorne a mistura à panela, mexa bem e disponha em refratários individuais. Coloque-os em assadeira com um pouco de água e asse em forno preaquecido a 150ºC por 30 minutos ou até o creme ficar levemente firme.
Retire do forno, cubra cada refratário com uma camada generosa de açúcar e queime-os com maçarico até formar uma casquinha de caramelo. Sirva em seguida.

Arroz doce com morangos

Ingredientes

– 1 xícara (chá) de Tio João Variedades Mundiais – Arroz Preto

– 3 xícaras (chá) de leite 

– 1 xícaras (chá) de açúcar 

– 200 g de morangos picados 

Modo de preparo

Coloque o Tio João Variedades Mundiais – Arroz Preto em uma panela com o leite e o açúcar, e deixe cozinhar. Quando estiver bem cozido e cremoso, acrescente os morangos picados, enfeite com alguns pedaços de morango por cima e sirva. 

Arroz doce com mangas frescas

Ingredientes

– 1 colher (sopa) de sal
– 2 xícaras (chá) de Tio João Variedades Mundiais – Arroz Jasmine
– 1 ¼ xícara (chá) de leite de coco (250 ml)
– ½ xícara (chá) de açúcar
– 1 a 2 mangas maduras cortadas em losangos
– Folhas de hortelã

Modo de preparo

Em uma panela grande, aqueça 2 litros de água com o sal. Quando estiver em plena ebulição, junte o arroz e cozinhe até que os grãos estejam cozidos, mas ainda firmes à mordida.
Enquanto isso, coloque o leite de coco e o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que o açúcar esteja completamente dissolvido, formando uma calda rala.
Escorra o arroz e volte-o para a panela. Despeje a calda de coco ainda quente sobre o arroz, misture delicadamente e abafe, até que o arroz fique macio, mas não desmanchando. Coloque o arroz em taças individuais e leve à geladeira, por cerca de 1 hora. Na hora de servir, acomode pedaços de manga sobre o arroz e decore com folhas de hortelã.

Arroz doce da vovó

Ingredientes

– 1 xícara (chá) de Arroz Grãos Nobres Tio João (170 g)
– 2 ½ xícaras (chá) de leite (500 ml)
– 1 xícara (chá) de açúcar
– 2 gemas
– Raspas de 1 limão
– Canela em pó

Modo de preparo

Leve o arroz e o leite para cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre (com uma colher de pau), tomando cuidado para que o arroz não grude no fundo da panela.
Quando o arroz estiver cremoso e quase cozido, adicione o açúcar e 2 colheres (sopa) de água (26 ml) e mexa bem.
Assim que o arroz estiver totalmente cozido, desligue o fogo, espere 2 minutos e junte as gemas, misturando delicadamente para incorporá-las.
Tempere com as raspas de limão e sirva em seguida, polvilhado com a canela em pó.

Arroz doce cremoso

Ingredientes

– 1 xícara (chá) cheia de Arroz Grãos Nobres Tio João 
– 1 lata de leite condensado
– 1 xícara de chá de açúcar
– 5 gemas
– 1 litro de leite
– 1 colher de sopa de manteiga
– Cascas de 1 limão*
– 1 pau de canela

Modo de preparo

Coloque o arroz numa panela com 1,5 litro de água e deixe cozinhar até secar a água e o arroz ficar bem cozido, meio empapado. Cuidado para não queimar.
Com o fogo ligado, acrescente 900 ml de leite, o leite condensado, o açúcar, a canela e as casca do limão. Adicione a manteiga e vá mexendo sempre, até atingir a consistência desejada, que não deve ser nem muito rala nem muito grossa. Retire as cascas de limão.
Passe as gemas por uma peneira e bata no liquidificador com o leite restante. Despeje na panela. Mexa por mais dois minutos e desligue o fogo.
Leve à geladeira e sirva frio, com canela em pó a gosto.

Arroz doce com chocolate

Ingredientes

– 300 g de Tio João Variedades Mundiais – Arroz Sasanishiki
– 2 litros de leite
– 4 gemas
– 400 g de açúcar
– 100 g de chocolate em pó

Modo de preparo

Cozinhe o arroz no leite, mexendo sempre até ficar bem cozido o grão.
Bata as gemas com 200 g de açúcar até ficar bem cremosa (gemada); adicione o chocolate em pó aos poucos, sempre batendo.
Adicione à gemada um pouco do arroz com leite quente para não talhar.
Logo despeje a mistura no arroz com leite (da panela), mexendo em fogo brando e acrescente as outras 200 g de açúcar mexendo até ficar bem cremoso. Coloque em taças individuais e sirva.

Arroz doce com coco queimado

Ingredientes

– 4 xícaras (chá) de água
– 1 canela em pau
– Casca de ½ limão
– 8 colheres (sopa) de leite em pó
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 1 xícara (chá) de Arroz Grãos Nobres Tio João cru
– 1 ¼ de xícara (chá) de açúcar
– 200 g de coco fresco queimado

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a água, a canela, a casca de limão, o leite em pó, a manteiga, misture tudo e deixe ferver. Junte o Arroz Grãos Nobres Tio João e cozinhe, mexendo sempre, até secar. Coloque o açúcar e misture por mais 2 minutos. Salpique o coco e sirva.

Arroz de doce de leite e ameixa

Ingredientes

– 2 xícaras (chá) de Arroz Branco Meu Biju

– 1 ½ litro de leite integral

– 3 cravos

– 20 ameixas pretas sem caroços e picadas

– 400 g de doce de leite em pasta

– 12 raminhos de hortelã

– 4 colheres (sopa) de amêndoas em lascas

Modo de preparo

Junte o Arroz Branco Meu Biju com o leite e os cravos em uma panela com fogo médio. Sem parar de mexer, cozinhe por cerca de 20 minutos até o arroz ficar semipronto. Depois, acrescente as ameixas e incorpore o doce de leite. Deixe cozinhar até que o arroz fique macio.

Se o doce ficar muito espesso, acrescente mais um pouco de leite. Sirva em taças decoradas com raminhos de hortelã e amêndoas em lascas. Se quiser dar um toque cítrico ao arroz, acrescente a casca de um limão ralado no final do preparo.

Arroz doce sem lactose

Ingredientes

– 1 litro de água
– 1 pau de canela
– 5 cravos
– 1 xícara (chá) de SupraSoy Sem Lactose Original dissolvido em 1 litro de água
– 1 ½ xícara (chá) de açúcar
– Raspas de uma laranja
– Canela em pó para polvilhar
– 1 xícara (chá) de Arroz Grãos Nobres Tio João 

Modo de preparo

Em uma panela grande coloque a água, a canela em pau e os cravos em uma panela grande. Cozinhe em fogo alto até ferver, tampe, e deixe cozinhar em fogo baixo até toda a água secar (cerca de 15 minutos).

Acrescente o SupraSoy Sem Lactose Original já dissolvido na água, o açúcar e as raspas da laranja ao arroz. Cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, com a panela semitampada por cerca de meia hora ou até o arroz ficar cremoso. Coloque em taças individuais, polvilhe a canela e sirva.

Foto: Divulgação

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 18 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page