The Ringling Circus Museum - Fotos: Blima Efraim
Arte

The Ringling – Arte, Diversão e Palhaçadas

Sending
User Review
0 (0 votes)

Quem nunca foi ao circo quando criança e sonhou poder ser uma figura atuante no picadeiro desse mundo surpreendentemente real e surreal? Eu já! Quando criança, eu passava as minhas férias escolares em Jambeiro – cidadezinha bem pequenininha no interior de São Paulo onde minha avó materna nasceu. Durante vários anos, um circo visitou a cidade. A criançada toda brigava para poder sentar bem pertinho do picadeiro e ser escolhida para participar de um dos seus shows. Apesar de tímida, eu era uma delas…mas isso não vai fazer parte desta coluna hoje.

Entrance The Ringling Circus Museum – Fotos: Blima Efraim

Hoje vou falar de um circo que não é mais circo e sim um museu onde os sonhos de uma criança são substituídos por uma realidade onde nós adultos podemos sonhar e apreciar lembranças do passado. Lá também é o lar de uma das mais importantes coleções de arte e cultura dos Estados Unidos. Sua história começou há quase um século com o empresário do circo, John Ringling e sua esposa Mable Burton Ringling, ambos compartilhando seu amor por Sarasota, pela Itália e pela arte.

O “Ringling Museum of the American Circus” foi fundado em 1948 por A. Everett “Chick” Austin – o seu primeiro diretor, e foi o primeiro museu a documentar a rica história do mundo circense americano e a homenagear a memória de John Nicholas Ringling, um empresário americano, e o mais conhecido dos cinco irmãos Ringling. Foi em 1884 que eles iniciaram o circo de maior sucesso do mundo, e em 1907, compraram o “Barnum and Bailey Circus”, em Londres. Se vocês quiserem ler sobre a história deles, visitem o site do museu.

Em 1927 John Ringling fez de Sarasota, o Winter Quarters do Ringling Bros e Barnum & Bailey® Circus e muitos dos artistas se mudaram para a área imediata. Como resultado de sua generosidade, a coleção de guarda-roupas e objetos de circo do Museu cresceu rapidamente. A coleção original incluía adereços, fantasias e pôsteres doados por essas famílias circenses.

Bruno Zacchini’s Super Repeating Cannon

Hoje os visitantes do museu encontrarão o possível e o impossível no que se refere a palavra circo, inclusive um circo miniatura de quarenta e quatro mil peças e com mais de 200 anos de vida, criado por Howard Tibbals. É simplesmente impossível eu descrever o que vi la.

Uma visita obrigatória no Museu é o filme “The Life and Times of John and Mable Ringling”, narrado por Hal Holbrook. Apresenta as vidas de John e Mable Ringling, a história do circo Ringling Bros., a construção do Ca’ d’Zan (mansao de 34.000 pés quadrados onde a família Ringling vivia), o Museu de Arte, bem como a influência de John no desenvolvimento de Sarasota.

Ca’d’Zan Mansion

Também se encontram no local um teatro e um centro educativo com workshops e palestras para crianças e adultos.

Eu nem vou comentar nada sobre o museu de arte que tem lá. Vocês sabem que eu amo tudo isso, é impossível descrever arte. Só quero dizer que o “The Ringling” é um museu de classe mundial governado pela Florida State University e credenciado pela American Alliance of Museums. O museu oferece acesso a uma vasta gama de recursos acadêmicos, juntamente com orientação de acadêmicos de museus e funcionários profissionais.

The Ringling Circus Museum

Vocês têm a obrigação de visitar esse lugar mágico, há há’. Eu prometo que irão se apaixonar por tudo o que ver. O museu fica em uma das mais lindas áreas que eu já vi até hoje. O jardim do museu até abriga uma réplica da estátua de Michelangelo, onde com seus 5 metros de altura, posa como a personificação viva deste jardim renascentista. Tudo isso que falei; o museu do circo; os jardins; o teatro; o museu de arte e várias outras atrações, se encontram dentro dessa propriedade imensa. São 66 acres de maravilhas! Para mim foi como estar em um parque de diversões para adultos. Só faltou o algodão doce.

Blima Efraim no The Ringling

O The Ringling fica em Sarasota, na 5401 Bay Shore Road, Fl 34243
Acesse o site para mais informações, https://www.ringling.org

Blima Efraim
artista plástica de nascença, formada pela escola da vida e que carrega na alma, as imagens do seu universo interior.
E-mail: blimaefraim@gmail.com

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement