Ernesto Paglia estreia nova série para o ‘Fantástico’
Programe-se

“Somos capazes de fazer qualquer coisa”, garante Ernesto Paglia na nova série ‘Fablab, faça você mesmo’

Sending
User Review
0 (0 votes)

O ‘Fantástico’ mergulha no universo digital com a estreia da nova série ‘Fablab, faça você mesmo’. O projeto é inspirado nos laboratórios de fabricação digital americanos, os Fablabs. Envolvido neste projeto há um ano, o repórter Ernesto Paglia parte para Boston, nos Estados Unidos, para conhecer o berço deste movimento, em que pessoas usam as tecnologias digitais para criar objetos personalizados, capazes de resolver necessidades e problemas de milhares de brasileiros por um preço bastante acessível. Essa tendência americana já está se difundindo pelo mundo. Já existem cerca de 500 fablabs pelo planeta. Para adaptar a ideia à realidade brasileira, o ‘Fantástico’ fechou uma parceria com o fablab ‘Garagem’, de São Paulo, que está entre os 15 existentes do Brasil.
“Foi uma honra participar, conhecer melhor e aprender com os fablabs. Este projeto é incrível. Eu ajudei a fazer uma bicicleta. Gostei tanto que já coloquei a minha filha para fazer um curso com eles. É muito prazeroso saber que somos capazes de fazer qualquer coisa”, conta Ernesto Paglia. Ele explica que fablabs são laboratórios que fabricam todo tipo de coisas, desde pequenos brinquedos até uma casa inteira, onde tudo é personalizado e mais barato. Essa ideia nasceu em uma das universidades mais prestigiadas do mundo, a MIT (sigla em inglês do Instituto de Tecnologia de Massachussets).
Em cada um dos quatro episódios, a equipe do Garagem vai ajudar a resolver o problema de uma comunidade. Na estreia da série, o desafio é criar uma prótese numa impressora 3D para um menino de oito anos de idade, que nasceu sem a mão direita. Eles não apenas conseguiram fabricar a prótese, como fizeram uma opção mais leve e muito mais barata que a convencional.
A série ‘Fablab, faça você mesmo’ vai ao ar em quatro episódios no ‘Fantástico’.

Crédito: Globo/Ramon Vasconcelos
A estreia de ‘Fablab’, no ‘Fantástico’, vai ao ar no canal internacional da Globo neste domingo, 6 de março, nas Américas, e segunda-feira, dia 7, na Europa, África, Japão e Austrália.

 

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 23 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page