Acontece 20 Anos Arte

Ronaldo Lago

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

O artista Ronaldo Lago é alegre, de alma feliz! Nascido em 1979, na Bahia, região abençoada pela natureza e por todos os santos, o artista teve uma infância livre e orgânica, sempre no mar, na rua, jogando bola ou inventando alguma coisa nova para fazer. A arte sempre o acompanhou, e ele conta que a criatividade sempre foi sua parceira. Lago sempre criou com qualquer coisa que pudesse usar e questionava o existente, pensando sempre no novo e acreditando ser fundamental que o artista sempre questione, independente de qual seja a sua especialidade na arte. Na pintura, Lago percebeu um meio de expressão individual coletivo e que poderia melhorar as vidas das pessoas de alguma forma, seja tocando no fundo do coração, questionando, representando ou simplesmente alegrando. “Minha arte é simples, limpa e direta. Gosto da ideia de agradar uma criança e ao mesmo tempo a um crítico de arte. O importante é o ser humano, temos que nos melhorar sempre e viver melhor. Esse é o grande objetivo.”
Sua primeira viagem aos Estados Unidos foi em 2012, quando foi convidado a fazer uma exposição individual no Gulfstream Park, em Miami. “Foi uma experiência incrível e desafiadora. Levei 25 quadros, todos desmontados, montei todos lá. Fui indicado e finalista do Press Awards 2013, e foi um honra participar dessa premiação”, diz Lago.
O artista pinta em acrílico sobre tela, geralmente em painéis, que são telas com bordas mais espessas, e começou a pouco tempo a fazer esculturas (por enquanto, em papel). Seu sonho é continuar criando e evoluindo seu trabalho sem parar, sem se repetir e, principalmente, sem deixar sua parceira, a criatividade, morrer.
“Tenho um objetivo, bem pretensioso, que é o de espalhar minha arte pelo mundo, sem limites e fronteiras. Minha maior vitória recentemente foi ter ganhado um prêmio no ArtBrazil, pelo quadro ‘Novas Embarcações’. O evento foi de muito bom gosto, organizado para artistas brasileiros nos Estados Unidos”, diz.
Quando pergunto quem inspira Lago, o artista responde que admira o pintor argentino naturalizado no Brasil Carybé, que passou grande parte de sua vida na Bahia e a traduziu para o mundo. Gosta tambem do fato de Romero Britto, pintor pernambucano, ter dado acessibilidade e permeabilidade a arte. Se inspira na natureza, onde sente que encontra respostas e perguntas na proporção que quiser. O artista se inspira também no que realmente tem valor – ou deveria ter – na sociedade: “O amor, a felicidade, a paz, a simplicidade e tudo que estiver em falta na equação social.”

*Por Jade Matarazzo

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 19 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page