Comunidade TV Vida e Saúde

Abuso: BBB 23 mostra a importância de debater o assunto

Sending
User Review
0 (0 votes)

“O ABUSO SE TORNA UMA RODA VIVA DE DOR E SOFRIMENTO ATÉ QUE A PESSOA SE MACHUQUE”, DIZ A TERAPEUTA WANESSA MOREIRA

Com a chegada da nova edição do Big Brother Brasil, era de esperar que assuntos importantes e polêmicos viessem à tona, e não demorou muito para que o tema “relacionamento tóxico” virasse o assunto mais comentado desta segunda-feira (23), após o modelo Gabriel Tavares, 24 anos, direcionar palavras abusivas e coagir a atriz Bruna Griphao, 23 anos. O apresentador Tadeu Schmidt chamou a atenção dos participantes na transmissão ao vivo deste domingo (22), após o assunto ter viralizado nas redes sociais.

“Não é um diálogo, é um toque. Cara de Sapato falando sobre o casal Gabriel e Bruna: “Vocês são um casal muito chato”. Tina falando sobre o mesmo casal: “Vocês dois são tóxicos”. Fora algumas caras incomodadas diante de certas cenas entre Gabriel e Bruna. Vocês estão percebendo que tem alguma coisa errada? Estou aqui para fazer um alerta antes que seja tarde. Quem está envolvido em um relacionamento, talvez, nem perceba, ache que é normal. Mas quem tá de fora consegue enxergar quando os limites estão prestes a serem gravemente ultrapassados”, disse Schmidt.

O relacionamento tóxico se trata de uma relação que não existe vínculo de respeito, mas em que uma pessoa dita às regras e a outra é subjugada, tornando-se um ciclo de abusos, podendo chegar até a violência física. “Esse assunto tem uma profundidade que dói a alma, mas não somente em quem está sendo abusado, pois quem está dentro do abuso, não percebe que aquilo não faz bem. Machuca as pessoas que estão sendo abusadas, os familiares, os amigos e todos em sua volta”, comenta a terapeuta Wanessa Moreira.

Após assistir às cenas, Kakau Orphão, pai de Bruna, se pronunciou em sua rede social em defesa da filha – “Abusivo filho da p*ta. “Eu te amo! Minha russa, tenho muito orgulho de você. Tô com você aonde for”. Após o alerta do apresentador, o pai da atriz escreveu “aliviado”.

“Olha esse diálogo que aconteceu ontem. Bruna falando: “Eu sou o homem da relação”. Gabriel falando: “Mas já já você vai tomar umas cotoveladas na boca”. Gabriel, numa relação afetiva, certas coisas não podem ser ditas nem de brincadeira”, encerrou Tadeu Schmidt.

“Quem está dentro de um relacionamento abusivo sente culpa, sente que não é boa o suficiente e para agradar esse parceiro, aprende a ver a vida como ele mostra, e geralmente o abusador faz a vítima perder a confiança em todos que a amam. Mostra para ela como as pessoas não são boas, faz pessoas boas parecerem ruins, e ainda faz ele ser a única pessoa confiável, e a única que sabe o que é melhor para a vítima. A vítima ao perder a confiança nas pessoas ao seu redor, só tem o abusador e mais ninguém”, explica Wanessa Moreira.

As atitudes grosseiras do modelo com a atriz só aumenta no decorrer do programa, e estamos falando de uma semana de confinamento, o recado do apresentador chegou em boa hora para alertar a população que existem milhares de mulheres que passam por essa covardia diariamente, e sofrem caladas por medo de violência física e chegar ao ponto de feminicidio. “Reconheça o seu erro, aprenda com isso. Você tem que reconhecer e pedir desculpas por isso”, aconselhou MC Guimê ao abusador.

Segundo informações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, quase 700 mulheres foram vítimas de feminicídio no primeiro semestre do ano passado, média de quatro casos por dia. Este número é 3,2% maior que o total registrado no primeiro semestre de 2021, quando 677 mulheres foram mortas.

“O abuso se torna uma roda viva de dor e sofrimento, que pode durar anos, até que a pessoa se machuque, chegue ao fundo do poço e começa a se reerguer novamente. É fundamental a educação amorosa para as pessoas terem acesso à informação que o amor precisa, deve e serve para curar e unir. Tudo que é ao contrário disso, nem de longe é amor, podemos nomear como quiser – obsessão, posse, medo, rejeição, mas amor não. O amor liberta e transforma”, finaliza a terapeuta. 

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 7 fev.

Advertisement