Programe-se

‘Profissão Repórter’ visita institutos de tratamento mental pelo país

Sending
User Review
0 (0 votes)

Há 15 anos a Lei Antimanicomial foi aprovada no Brasil. Entre outras coisas, determina o fim das internações prolongadas de pacientes com distúrbios mentais, um marco na história do tratamento psiquiátrico no país. O ‘Profissão Repórter’ acompanha a história de famílias que têm de lidar com internações e atendimentos no sistema público de saúde e mostra como elas têm se adaptado a essa nova realidade.
Em Minas Gerais, o repórter Victor Ferreira visita o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, um dos mais antigos do Brasil. No passado, o hospital era conhecido pelo tratamento desumano e pelo constante abandono de pacientes no local. Daqueles que ainda vivem na instituição, a reportagem conhece as histórias de Sueli, deixada pelo pai aos 10 anos de idade, e Eunice, que está lá há 41 anos.
No Instituto Pinel, no Rio de Janeiro, a repórter Danielle Zampollo mostra as atividades da equipe médica de emergência e como os pacientes reagem nos primeiros surtos. Em outro ponto da cidade, Erik Von Poser passa uma semana no Instituto Nise da Silveira, onde há pacientes que moram tanto dentro quanto fora do hospital. Tendo a arte como forma de tratamento, eles e os funcionários do local formam o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana, que desfila todos os anos no Carnaval carioca.
O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar no canal internacional da Globo nesta quarta-feira, dia 1° de junho, nas Américas, dia 02, no Japão e Austrália, e quarta-feira, 8 de junho, na Europa e África.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 14 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page