Vista panorâmica de Doha, capital do Qatar - Foto: Pexels/Chris Clark
Mikaela Paim

Prepare-se, a Copa do Mundo de 2022 vai ser no Oriente Médio

Sending
User Review
0 (0 votes)

Se você nunca ouviu falar no Qatar, se prepare! O país mais rico do mundo vai sediar a Copa do Mundo FIFA esse ano. E sendo a primeira vez que o Oriente Médio recebe uma copa, há fatos interessantíssimos que quero compartilhar pra você já ir se preparando para esse grandioso evento que vai acontecer em novembro de 2022.

Me lembro há 9 meses atrás, quando estava me preparando para mudar à Doha, eu usava todo tempo possível para pesquisar e estudar mais sobre a cultura, diferenciais e sua história. Logo me surpreendi ao descobrir o quanto o país é receptivo e com costumes mais abertos às mulheres estrangeiras em um país de origem muçulmana.

Mikaela Paim fala sobre como se comportar em um país do Oriente Médio.

Um fato histórico interessante é que o Qatar era considerado um protetorado britânico devido à divisão do Império Otomano. Tornou-se independente do Reino Unido em 1971, vindo a ser um Estado soberano. A monarquia é herdada de pais para filhos e a dinastia reinante frente ao governo do país é da família Al Thani, há quase 150 anos.

Para contextualizar e já começar a te fazer imaginar, o Qatar é um país peninsular árabe, com uma paisagem encantadora que tem um deserto árido, abraçado por um longo litoral no Golfo Pérsico, cercado de praias e dunas. Na costa, fica a capital futurista Doha, com seus arranha-céus e arquitetura de tirar o fôlego.

A notícia, de que o país poderia sediar o maior evento esportivo do mundo aconteceu em 2010 e, desde então, os investimentos são incontáveis e impressionantes.

Há mais de 10 anos as construções não param, preparam-se para se surpreender com os estádios e infraestrutura gerada para receber público de todo planeta com todo conforto e luxo, com diversos detalhes projetados para gerar a melhor experiência durante os jogos e tudo que contempla o turismo. E eu me incluo nisso, já que fui convidada para vir criar o Cigar Lounge mais exclusivo do mundo.

E a pergunta que já começo a ouvir dos meus amigos e seguidores é: “Como me comportar em um país do Oriente Médio durante a Copa do Mundo”?

Então já começo atentando sobre a vestimenta, que é um aspecto bem mais tranquilo do que se imagina, mas vale a atenção, para homens e mulheres: não mostrar ombros e joelhos, então, bermudas curtas, regatas e decotes, não são bem vistos e nem considerados. As mulheres não precisam usar o lenço na cabeça (hijab), mas tragam uma echarpe para a visita de algumas mesquitas.

E falando em religião, a prática por aqui se mantém bem ativa, com rezas cinco vezes ao dia. Para os não mulçumanos, apenas se faz de bom tom a prática do silêncio nesse momento, como um sinal de respeito, podendo continuar suas atividades normalmente.

Se prepare para conhecer pessoas do mundo todo, não apenas pelo evento, mas porque 70% da população é estrangeira.

E agora um fato que vai espantar quem, assim como eu, adora uma boa cerveja para acompanhar os jogos no estádio: o consumo de bebidas alcoólicas em áreas públicas NÃO é permitido. Mas a boa notícia é que você pode curtir uma bebidinha nos hotéis e restaurantes 5 estrelas e até fumar um charuto comigo, no meu Cigar Lounge.

Uma outra curiosidade são os meses em que a Copa irá se realizar. Este ano, devido às altas temperaturas do deserto nos meses de verão, a Copa será realizada em novembro e dezembro. Com temperaturas que agradaram muito mais os visitantes, lembrando noites de verão no Brasil.

Estou animada para vivenciar uma Copa do Mundo, após 2 longos anos de pandemia e ter o mundo com os olhos no país que fui convidada a gerar uma atuação única.

O evento reforça o esporte, mas também a importância do turismo e negócios para o mercado internacional do Qatar, que depois desse show, sempre será lembrado. Na próxima coluna, vou compartilhar os principais pontos turísticos em Doha e as vivências que já tive no deserto, para já deixar a audiência da Acontece Magazine antenada e preparada para essa super experiência.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement

You cannot copy content of this page

X
X