Programe-se

Posso ajudar?

Sending
User Review
0 (0 votes)

Em formato de reality show, novo quadro do ‘Como Será?’ auxilia espectadores a resolver problemas com a colaboração de especialistas
A boleira Simone Chaves tem 42 anos e uma grande vontade: parar de fumar. Apesar do apoio da família, ela não consegue. A história de Simone, que teve o primeiro contato com o cigarro aos 10 anos, é contada na estreia de ‘Posso Ajudar?’, no ‘Como Será?’. No novo quadro, pessoas escolhidas através de inscrições no site do programa recebem ajuda de especialistas em diferentes áreas para resolver um problema específico. No caso de Simone, a coordenadora do Programa de Antitabagismo do Hospital do Coração, Silvia Maria Cury Ismael, é quem dá orientações práticas e conselhos para que ela largue o vício. A psicóloga sugere, por exemplo, que a boleira fique um mês longe de cinzeiros, refrigerantes, cafés, isqueiros e tudo mais que a remeta à vontade. Em formato de reality show, o quadro acompanhou, por cerca de dois meses, a rotina de Simone e seu esforço para abandonar o vício. O desfecho da história acontece no estúdio, onde Simone revela a Sandra Annenberg se conseguiu ou não parar de fumar.
Na segunda reportagem da série ‘Expedição água’, Renato Cunha vai ao Parque Nacional Grande Sertão Veredas, no noroeste de Minas Gerais. Lá, ele visita o aquífero Urucuia, um dos mais importantes do país. O local é considerado o berço das águas pois marca o encontro das três maiores bacias hidrográficas do continente: Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata, chegando a 142 mil km² de extensão. Na reportagem, Renato explica que aquíferos são formações geológicas subterrâneas capazes de armazenar água, ou seja, grandes reservatórios naturais de água doce. Ele também conversa com geólogos e ambientalistas sobre a importância da preservação da região, já que o aquífero é responsável por abastecer os cursos d’água da superfície, entre eles, o rio São Francisco.
A Justiça e seus meandros têm despertado o interesse da população brasileira, mas seu funcionamento e termos técnicos ainda geram muitas dúvidas. Por exemplo, qual é a diferença entre Tribunal, Ministério Público e Defensoria? Justiça e legislação são a mesma coisa? Perguntas como essas ainda são bastante comuns. Para conversar sobre o tema e responder dúvidas dos espectadores, Sandra Annenberg recebe no estúdio o professor de Processo Penal da USP e advogado criminalista, Gustavo Badaró. Ele fala sobre a Justiça no âmbito federal e nas questões do dia a dia, distingue as funções dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e esclarece conceitos que estão na moda, como foro privilegiado.
Em São Paulo, a repórter Júlia Bandeira apresenta o House of Food, espaço de coworking culinário. O local oferece uma estrutura profissional para cozinheiros – a cozinha é alugada e há um anexo para a venda das refeições. Júlia entrevista o dono do espaço, Wolf Menke, que também está à frente de outro empreendimentos de coworking na região. Ele explica como é o relacionamento com os clientes e qual é o perfil de quem busca a cozinha para alugar. A repórter conversa também com Vitória, filha de poloneses, que usa com frequência o House of Food por se identificar com a forma de pensar e trabalhar colaborativamente propostas por Menke.
Sobre o ‘Como Será?’
‘Como Será?’, parceria do Jornalismo e da área de Responsabilidade Social da Globo com a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo compartilhar com o público experiências transformadoras, exemplos de cidadania e colaborar para a construção de um futuro melhor ao tratar de maneira integrada temas como educação, ecologia, mobilização social, trabalho e inovação. É um espaço para apresentar, conhecer e incluir pessoas e ideias, que conta com a interatividade como grande aliada.

Crédito: Globo/Ramón Vasconcelos
O ‘Como Será?’ vai ao ar no canal internacional da Globo neste sábado, dia 16, nas Américas, domingo, dia 17, no Japão e Austrália, e sábado, dia 23, na Europa e África.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 28 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page