Boni adora subir na cama de madrugada
Pets

Pode cachorro na cama?

Sending
User Review
0 (0 votes)

Desde pequena deixo meus cachorros subirem na cama -apesar de contrariar a vontade dos adultos, principalmente a de minha avó, que sempre reclamava e dizia que lugar de cachorro é no chão. Mas eu vivia escondendo minha cachorrinha debaixo do cobertor. Cachorro na cama é mesmo um problema?
(Pergunta e foto enviadas por Chris Delboni, de Miami Beach, ao e-mail draceciliamiami@gmail.com)

Chris, obrigada por me dar a oportunidade de ser a portadora das boas notícias. Ter o seu cachorro ou gato dormindo na sua cama não é um problema. Eu também dormi com os meus animaizinhos. Sei como é gostoso quando estamos agarradinhos com um cachorrinho. Aquele corpinho fofinho e dengoso nos passa uma sensação de calma e ternura. Por isso gostaria de transmitir a minha experiência como veterinária e praticante. Antes de chegarmos a “dividir” a nossa cama com os nossos pets, temos de ter a certeza de que não vamos dormir com o “inimigo”. Assim, quero alertar para cinco pontos.
– Treinamento antes de tudo. Lembre-se de que eles têm de conseguir controlar bem a ida ao banheiro por toda a noite. Caso contrário, podemos amanhecer molhados ou acordarmos várias vezes à noite para levá-los ao banheiro. O treinamento apropriado vai permitir uma noite tranquila para ambos.
– Qual é o tamanho da sua cama? E qual é o tamanho do seu animalzinho? Se o seu pet é muito pequeno, você pode machucá-lo ou até feri-lo seriamente durante a noite. E se o seu pet toma toda a cama? Isso pode se tornar um grande transtorno e levar a muitas noites desconfortáveis, disputando cada centímetro de espaço. Já tem outros pets dormindo com você? Se tem mais de um animalzinho na cama, isso pode ser razão suficiente para que disputem a sua atenção e com isso entrem em atrito durante a noite.
– Antes de dormir com os nossos companheirinhos também temos de ter alguns cuidados especiais. Eles devem ser examinados pelo(a) veterinário(a), estar livres de doenças e parasitas (principalmente de pele), serem vermifugados a cada seis meses, estarem com vacinas atualizadas e mantidos com uma boa higiene. As zoonoses (doenças transmitidas de animais para pessoas e vice-versa, como a raiva, algumas sarnas e fungos) podem ser compartilhadas com ou pelos nossos pets.
– Animais com problemas comportamentais, como ansiedade, agressão, dominância e outros, podem ter reações imprevisíveis e sofrer agravamento desses problemas quando dormindo na mesma cama com os donos. Animaizinhos com convulsões podem ser atacados pelos outros companheirinhos ou até cair da cama durante a crise.
– E, finalmente, temos que considerar a sua saúde além da do seu animalzinho. Se você é alérgica, passou por uma cirurgia ou mesmo tem insônia, deve até evitar que o Boni durma no mesmo quarto para não haver complicações. E se ele está com dor na coluna, com alguma indisposição alimentar ou foi brincar com os amiguinhos no parque e está muito sujo, essas são também boas razões para evitar a mesma cama.
Dica: deixar ou não o seu animalzinho dormir na sua cama é uma escolha. Mas seja consistente. Para modificar o comportamento e depois tirá-lo não será fácil. Então, pense bem se vale a pena. Mas, como nós, nossos companheirinhos precisam de noites bem dormidas. Minha experiência é de que a vida nos leva a caminhos que não planejamos e, por isso, o ideal, a meu ver, é incentivarmos nossos animaizinhos para que durmam na sua própria cama, o que daria a todos mais conforto, segurança e noites tranquilas para despertarmos com energia e disposição para brincarmos juntos.

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 28 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page