Pets

As pulgas causam alergias nos pets

Sending
User Review
0 (0 votes)

Dra. Cecilia, como parar a coceira, mesmo depois de tratar contra pulgas?
(Pergunta e foto enviadas pela família Kisulik, de Miami Shores, ao e-mail draceciliamiami@gmail.com)

Querida família Kisulik, as pulgas são pequenos insetos sem asas, mas que pulam e se movimentam rapidamente e que se alimentam de sangue, seja nosso, dos nossos animais de estimação ou mesmo de outros animais. Existem milhares de espécies de pulgas reconhecidas em todo o mundo. As duas mais comuns nos pets são as pulgas de gatos (Ctenocephalides felis) e as de cães (Ctenocephalides canis). A curiosidade é que dentre elas, as mais encontradas nos nossos pets são as pulgas de gato, que também podem se alimentar do nosso sangue, nos picando. As pulgas têm quatro fases de vida, não vivem no frio e adoram o verão.
Uma pulga pode colocar 2 mil ovos durante a vida, e em 12 dias, as pulguinhas que nascem estão prontas para atacar os nossos pets.
Além de coceira, alergia e irritação na pele, também podem causar anemia e transmitir uma variedade de infecções e vermes intestinais (Dipylidium caninum).
Quando as pulgas picam, elas injetam saliva. Se o animalzinho não é alérgico à saliva, ele vai se coçar devido ao desconforto da picada. É a mesma coisa quando somos picados por um mosquito. Mesmo se não formos alérgicos, levará alguns dias até a coceira cessar. Tratando adequadamente, esse desconforto pode durar muito menos tempo para desaparecer.
Agora, se o seu animalzinho for alérgico à saliva das pulgas, aí se desenvolve uma coceira incessante, quase obsessiva e não necessariamente na mesma área da picada, mas sim por todo o corpo. Chama-se dermatite alérgica a pulgas. Se esse é o caso da Mimi, ela vai estar muito inquieta e agitada, passando a maioria do tempo se coçando, se lambendo, se mordendo, com perda de pelos e até grandes feridas na pele.

Dica: Nos animaizinhos muito alérgicos a pulgas é muito comum não encontramos nenhuma neles, pois, no caso, se limpam compulsivamente para se livrarem desses seres irritantes.
Para controlar a coceira temos muitos antialérgicos, shampoos e produtos que podem amenizar o desconforto. É importante tratar a infecção de pele ou feridas causadas pela coceira excessiva. Às vezes, temos que usar os cones (abajur) ou roupinha para evitar que o animalzinho acabe se ferindo mais. Mas o primordial é usar sempre um produto contra pulgas eficiente e adequado para cada caso, pois existe uma variedade de formatos, como shampoos, sprays, pipetas e comprimidos. Converse com o(a) veterinário(a) para decidir pelo melhor produto para o seu pet.
E não se esqueça, prevenir é muito mais fácil do que tratar.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 25 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page