Patricia Bernardon. Foto: Nila Costa.
Business

Patricia Bernardon: o espaço da mulher dentro do jornalismo

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Antes considerada uma profissão predominantemente masculina, há muito tempo o jornalismo abriu as portas para as mulheres, que vêm ganhando força e credibilidade. “Hoje em dia, é muito comum ver mulheres em posições de destaque na mídia, seja como âncoras de telejornais, correspondentes internacionais, na cobertura esportiva e em missões de guerra, o que demonstra cada vez mais a visão crítica e analítica da mulher, trazendo uma nova perspectiva de cobertura, com uma abordagem mais sensível e, sobretudo, mostrando-se igualmente capazes de relatar os acontecimentos”.

Aqui na Flórida, temos jornalistas brasileiras obtendo grande destaque. Dentre elas, podemos citar a gaúcha Patricia Bernardon, que há seis anos reside em Miami. Dividindo seu tempo como assessora de imprensa da Globo Internacional, ela também desenvolve trabalhos de consultoria e comunicação estratégica. “Encontrar a melhor forma de se comunicar com o seu público é a chave de tudo. Hoje em dia, existem muitas ferramentas que podem ajudar neste processo, programas e aplicativos de computador e até mesmo de celular já ajudam a dar um ‘up’ na entrega de um serviço ou produto, por exemplo. Estar presente nas mídias sociais também pode ser uma estratégia eficiente, importante para promover negócios, alcançar mais clientes, promover audiência e aumentar a visibilidade do seu negócio ou projeto”.

Patrícia destaca que a força das mulheres na comunicação é importante em todos os aspectos, pessoal e profissional. “Desde que saí do Brasil, tenho percebido cada vez mais a força do marketing e do networking, que alavanca o empreendedorismo e ajuda as mulheres a se destacarem no mercado de trabalho. Fico encantada com tantas histórias de pessoas que, com muita criatividade, começaram e triunfaram em novos negócios”, afirma ela.

A jornalista Patricia Bernardon. Foto: Nila Costa

Patrícia Bernardon trabalhou antes de vir para cá como apresentadora e editora de TV na Rede Globo, apresentou um programa na Rádio CBN e coleciona publicações em jornais e revistas no Brasil e aqui nos Estados Unidos. Patrícia veio com o marido e as duas filhas e, como todos os brasileiros, precisou se adaptar a uma nova cultura e estilo de vida. “Foi muito difícil deixar uma vida construída para trás, família, rede de apoio, carreira, amigos. Vim em busca de qualidade de vida e, justamente por ter aberto mão de tantas coisas, hoje procuro ocupar meu tempo apenas com coisas e pessoas que me acrescentem em algo positivo. Além disso, me dou o direito de ser uma mãe muito presente na vida das minhas filhas, que vivem duas etapas muito diferentes, uma de três e outra de dez anos de idade”.

Abordando a questão do machismo, ainda muito presente na nossa sociedade, a jornalista explica como ele ocorre no Brasil e na América. “Embora seja um problema comum em ambos os países, as formas como ele se manifesta e como é percebido variam. No Brasil, a cultura machista muitas vezes é vista como parte da identidade nacional. As atitudes sexistas são amplamente aceitas, e a violência contra as mulheres é um problema sério e recorrente. Nos Estados Unidos, o machismo também é um problema, mas as atitudes em relação a ele são diferentes. Em geral, a cultura americana valoriza mais a igualdade de gênero, e é vista como um modelo para outros países. No entanto, o sexismo ainda está presente na sociedade americana”.

Sobre o empoderamento feminino, Patrícia destaca: “É importante perceber que o empoderamento feminino, não significa desmerecer os homens, mas sim reconhecer o valor e as capacidades das mulheres, e lutar por igualdade de oportunidades e direitos”.

Patricia deixa um recado a todas as mulheres: “Lembre-se que você é capaz de conquistar seus sonhos e objetivos, mesmo diante das adversidades. Você tem dentro de si uma força imensurável, uma coragem inabalável e uma resiliência sem igual. Não deixe que nada te impeça de alcançar suas metas e de se tornar a melhor versão de si mesma”.

IG: @patricia_bernardon

Créditos das fotos:
Fotos: Nila Costa
Direção: Antonio Martins
Editor: Julio Ribeiro
Beauty: Rogelio Gonzalez e Simone Petinatti para Red Market Salon
Produção: Ana Martins para ACM Productions

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 18 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page