acontece_mag_20190412_dest_arte-12.jpg
Arte

Olivier Lutaud – Obras de arte na era digital

Sending
User Review
0 (0 votes)

Por Jade Matarazzo
A editoria de arte da Acontece Magazine vai homenagear, a partir desta edição, o “artista do mês’, dentre tantos artistas brasileiros brilhantes que expõem suas obras em galerias, feiras e eventos no sul da Flórida. Nesta edição de abril, a homenagem vai para Olivier Lutaud, que vem se destacando no mercado de arte de Miami com diversas exposições pela cidade, entre elas, no Red Dot Miami, Fort Myers ArtFair, ArtBrazil. Este ano, ele será “featured artist” na Expoart de Nova York, no Pier 91, uma das maiores feiras do setor no país.

Olivier cresceu vendo seu pai desenhando aos finais de semana na mesa de jantar da família. Ao passar dos anos foi percebendo que isso poderia ser uma profissão e eventualmente entrou na faculdade de Design Gráfico. Apaixonado pelas artes e caminhando em direção ao trabalho de design gráfico, ele começou a trabalhar em agências de publicidade e departamentos de marketing de grandes empresas brasileiras. Mas seu coração de artista continuou a pulsar e paralelamente Lutaud foi fazendo trabalhos de arte digital, que lhe renderam reconhecimento internacional. Realizou trabalhos para marcas como a Nike e Marie Claire e seu trabalho foi publicado em vários livros de arte. Com isso, ele ganhou o reconhecimento de galeristas e marchands, levando seu trabalho a ser exposto no conceituado Museu das Ciências de Singapura.

A vontade de transcender às telas digitais e passar para outras superfícies e novas texturas sempre foi mais forte. E essa vontade venceu quando Olivier se mudou para Miami com a mulher e os três filhos. O artista começou a juntar a pintura, o desenho e a colagem, com técnicas digitais, e passou a criar em telas e painéis de madeira. Hoje em dia, Olivier também usa stencils com várias camadas de cores, para criar retratos em telas supercoloridos e cheios de detalhes e texturas. Utilizando essa técnica, o artista já produziu peças para celebridades e atletas e continua a produzir, com exclusividade, para esse nicho de clientes.

Na entrevista com Olivier, perguntei qual era o seu maior desafio, e ele respondeu: “Não posso falar de um só desafio. Foram alguns. O primeiro grande desafio foi quando resolvi deixar de ter um emprego fixo no mundo corporativo, pra seguir essa carreira de artista. Meu segundo desafio foi de encontrar a minha própria voz, o meu próprio estilo e conseguir ser fiel a ele, mas continuar sempre evoluindo artisticamente”. E o artista conta ainda que vive um desafio constante, que é o de conseguir conciliar o dia a dia da rotina familiar da casa e ter o seu momento para trabalhar, para criar e produzir. Tarefa bem complicada para quem tem seu estúdio em casa e filhos gêmeos e pequenos.

Mas Olivier fala também de suas vitórias profissionais e pessoais. Ele relata que ter seu trabalho escolhido pela Nike foi um dos grandes momentos de sua vida e que sua maior sensação de vitória pessoal foi quando seu filho de quatro anos, que é autista e fala bem pouco, chegou bem perto dele e disse as palavras “ I love you”.

As obras de Olivier têm chamado a atenção de artistas e esportistas brasileiros famosos, como os cantores da dupla Marcos e Bellutti, e lutadores de UFC que vivem em Miami, como o campeão mundial de pesos-pesados Junior Cigano e Cara de Sapato.

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 18 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page