Pietra veste hoodie e bermuda Adidas, bucket hat Zara e tênis Nike X Off-White Vapor Street
Fashion

O streetwear que invadiu a moda

O streetwear é o estilo entre os teenagers, a famosa geração Y, que se inspira nas tendências da internet e em plataformas como Instagram, YouTube e Tik Tok, as quais produzem mais celebridades do que os veículos de mídia tradicionais hoje em dia.

Depois que esse estilo de se vestir entrou no mercado de luxo, as marcas mais tradicionais como Gucci, Balenciaga e Louis Vuitton se arriscaram nas colaborações. Colocaram jovens designers à frente de suas criações, assim surgindo novas trends. Desse modo, o streetwear virou objeto de desejo, liderando o mercado.

Visto que as novas marcas de roupas de rua e as famosas marcas de luxo se entrelaçaram em colaborações formando o maior frisson, o mercado do “sneackerhead” está cada vez mais disputado. Colecionadores pagam fortunas e enfrentam filas para adquirir o mais novo tênis exclusivo, pois os itens normalmente saem em edições limitadas.

Ícone dessa geração, a cantora Billie Eillish – que para muitos tem um gosto duvidoso – formulou com seu estilo único a mais nova moda entre os jovens, que engloba roupas folgadas e largas, cores neon e logomania. Esta última é o jeito mais explícito de mostrar uma marca, vestindo-a da cabeça aos pés. Como por exemplo, a tradicional Chanel, que realizou uma campanha dedicada a ela, mostrando assim seu poder entre os “millennials”.

Essa geração da internet busca criar um estilo único e confortável ao se vestir, sempre com muita personalidade. Podemos ver isso nitidamente aqui em Miami, onde mesmo no calor os teenagers usam o “oversized” hoodie, que é o item básico deles – o “must have”.

Desse modo, a nova moda é composta pelos moletons enormes, sweatpants, estampas em logomania, bucket hats e ugly sneakers, que são o resultado de uma mistura do hiphop clássico dos anos 80 e 90 com tendências do fim dos anos 90 e início dos anos 2000. Provando, assim, que a moda é sempre cíclica.

Modelo: Pietra Delgobbo
Fotógrafa: Cris Ulla
Styling e produção: Karo Delgobbo