Planejamento é um dos cinco passos mais importantes para o sucesso de um empreendimento
Business Paola Tucunduva

O que podemos aprender com nossa história empreendedora e carreira profissional?

Paola Tucunduva (Coach de empreendedorismo com 28 anos de experiência. Contatos: paolatucunduva.com.br paola@tucunduva.com.br)

Nossa jornada profissional, é uma parte da nossa trajetória de vida que nos movimenta e nos traz grandes aprendizados e transformações. Trata-se de uma jornada que carrega consigo também muitas experiências: Há quem olhe para sua vida com entusiasmo e euforia e há quem acredite que tem mais para desenvolver. Opiniões à parte, no que se refere ao empreendedorismo, aprender refletindo sobre a nossa trajetória é uma oportunidade que nos traz crescimento. Nesse artigo trago alguns aspectos que podem te ajudar a visualizar seus maiores aprendizados. Vamos lá!

Missão

Você já ouviu falar em Ikigai? Segundo Ken Mogi, autor do livro Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz (Astral Cultural, 2018) “Ikigai é a sua razão de viver. É o motivo que faz você acordar todos os dias.”

Pode-se dizer que Ikigai é o conjunto das mais profundas reflexões, sentimentos e dons que cada ser humano possui. O que você ama fazer? + O que você é bom em fazer? + O que você pode ser pago para fazer? + O que é bom para o mundo? Conseguindo dar respostas à essas questões, você encontrará sua paixão, sua missão, sua profissão e seu talento. Ao passo que você consegue reunir estes 4 pontos, finalmente terá encontrado seu Ikigai.

Atitudes que te diferenciam

Olhando para sua carreira quais foram as atitudes que te diferenciaram ao longo da sua vida? Aquelas que te ajudaram a atingir os melhores resultados, os momentos mais felizes e gratificantes. Fazendo uma retrospectiva o que você fez para ter os melhores resultados alcançados?

Planejamento

Assim como qualquer pessoa dedicamos a maior parte do nosso tempo ao trabalho, quais foram as conquistas que você planejou? E quantas coisa boas aconteceram ao longo da sua jornada que você nem imaginou que poderiam acontecer?
Liderança e iniciativa

Como você conduziu cada momento da sua carreira? Quais foram os maiores aprendizados sobre liderança e iniciativa? Em que momentos você foi mais proativo? O quanto as pessoas ao seu redor contribuíram para você chegar onde está hoje? E o que você fez para obter esse apoio?

Persistência

Baseando no fato de que o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, que passamos por momentos de vitórias e derrotas. A persistência e força faz com que sempre sigamos em frente fortes, enfrentando os desafios ano após ano com muita determinação e vontade. Assim também é na vida: se formos derrotados, erguemos a cabeça e recomeçamos; se formos vitoriosos, não nos acomodamos, pois, a vida é um desfio diário que podemos saborear.

Busque através dos seus aprendizados sempre ser inovador, perspicaz e apresentar algo diferente e criativo. Una-se as pessoas certas que vão lhe ajudar a cumprir a sua missão, com planejamento e organização. O resultado será uma vida plena e de muito crescimento!

Renata Leal Costa fala das lições aprendidas na vida

TOP 5 Lições de vida da empreendedora Renata Leal Costa

• Coragem para fazer grandes mudanças internas e até de cidade em busca de melhores oportunidades.

• Ouvir a intuição para sentir a hora de mudar para alcançar os sonhos e também atender a necessidade em cada momento de vida.

• Precisamos aceitar que a vida tem ciclos e tem a hora certa para virar a página “Let it go” Quando viramos a página precisamos DESAPEGAR.

• Aceitar desafios diferentes do que imaginei que teria que fazer, estar aberta para aproveitar oportunidades inesperadas, manter a cabeça aberta.

• Saber dançar conforme a música (quanto, quando e como se posicionar) para exercer o papel certo a cada momento.

You cannot copy content of this page