Foto: Shutterstock
Business

Ensino a Distância: o novo protagonista da educação

Há mais de 20 anos no mercado, o Centro Universitário Internacional Uninter oferece mais de 200 cursos EAD de graduação e pós-graduação nos Estados Unidos com polos de apoio presencial em Atlanta, Boston, Fort Lauderdale, Houston, Miami, Newark, Orlando, Salt Lake City e Washington-DC. Visite uninteramericas.com ou ligue para 833-605-1255

O Ensino a Distância (EAD) é uma tendência mundial. No Brasil, entre 2009 e 2018, foi registrado um aumento total de 145% nas matrículas.  Entre 2017 e 2018, o aumento foi de 16,9% enquanto as presenciais tiveram uma queda de 2,1%. Os dados são da 10ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, que tem como base números do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). De acordo com a respeitada plataforma de pesquisa de mercado, Research and Markets, o mercado de educação online chegará a US$ 350 bilhões até 2025. Certamente esses números serão atualizados após análise do crescimento inédito do mercado de aprendizagem online em 2020.

Mesmo com esse aumento, o acesso à educação ainda tem muito espaço para crescer. Ao oferecer flexibilidade e praticidade, não há a menor dúvida de que a modalidade será cada vez mais utilizada pelos estudantes. Entre os grandes diferenciais da indústria de educação online estão:

Foto: Divulgação

Flexibilidade:

Estudar on-line é uma prática cada vez mais adotada pelos brasileiros por conta da flexibilidade de horários e da possibilidade de conciliar o trabalho com os estudos. As pessoas podem organizar seus horários de acordo com sua conveniência e isso permite que elas se dimensionem. É muito mais conveniente para alunos e professores abraçar a aprendizagem online. Uma conexão de internet estável e um computador bastam para transformar sua casa em uma sala de aula.

Custo-Benefício:

O aprendizado online é muito mais econômico do que os métodos tradicionais. Este é um aspecto crucial na economia atual, já que os alunos podem ter a certeza de que as oscilações econômicas não afetarão sua educação e, por sua vez, o futuro de suas carreiras. Lembrando que o custo acessível não compromete a qualidade de ensino. Além disso, não há gastos de deslocamento, e os materiais necessários, como livros didáticos, na maioria das vezes, também estão disponíveis online.

Prática:

Muitas vezes, na modalidade EAD os alunos sentem falta de atividades práticas, que são essenciais em várias disciplinas de diversos cursos. Mas a indústria já está preparada para lidar com isso. O Centro Universitário Internacional Uninter, por exemplo, resolveu essa questão com a criação de kits portáteis, que são enviados para os alunos, tornando a prática uma realidade no universo online de educação. Trata-se de um laboratório individual para viabilizar a execução de atividades e experiências específicas, sempre ligadas ao curso em questão. A eficácia do método é garantida por meio das instruções dos professores, que ficam à disposição para corrigir e avaliar as eventuais falhas e imprecisões dos experimentos. Para cursos como Engenharia Elétrica, Engenharia da Produção e Engenharia da Computação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, a instituição já disponibiliza kits individuais.

Portfólio:

Para os alunos que buscam aprimorar suas habilidades profissionais através da aprendizagem online, as opções de cursos são inúmeras. O importante é escolher instituições que garantem qualidade de ensino de primeira linha. De Pedagogia a Engenharia Elétrica, Administração a Turismo, Física a Marketing Digital, são centenas de opções, e os alunos podem assumir o controle de sua trajetória profissional escolhendo a que melhor lhes convém.

Se havia dúvidas de que o ensino a distância poderia substituir o aprendizado presencial, todas foram esclarecidas em 2020, quando a modalidade assumiu papel de protagonista na indústria da educação. Com o início do novo ano, o ensino a distância deixa definitivamente de ser o ensino do futuro, e assume o presente de forma massiva, democratizando ainda mais o aprendizado ao facilitar o acesso à educação.

You cannot copy content of this page