Os Palestranstes do Maris Raffa Art Basel Experience reunidos na cobertura do One Thousand Museum Miami. Sala decorada por Maris Raffa com móveis da ArteFacto.
Carol Cantelli, autoridade em Instagram, Maris Raffa, designer de interiores e empreendedora, Christian Barbosa, autor de vários best-sellers sobre gestão de tempo, Thiago Nigro, Educador financeiro, Cris Arcangeli, empresária e juíza do Shark Tank Brasil, Joel Jota, atleta e autor do Livro “100% Presente”, Fotógrafo: Messi Schneider
Business Destaques Entrevistas

Maris Raffa: O dom de encorajar e inspirar

Sending
User Review
0 (0 votes)
  • Na foto acima os palestranstes do Maris Raffa Art Basel Experience reunidos na cobertura do One Thousand Museum Miami. Sala decorada por Maris Raffa com móveis da ArteFacto.

Um caminho permeado pela procura constante de aperfeiçoamento, motivação profissional e busca incansável pela realização de sonhos. Desde muito jovem, Maristella Raffa não mede esforços para aprender e crescer. E isso, somado à característica de empreendedora nata, foi essencial para ela se tornar o que é hoje.

Maris Raffa, como é conhecida em Miami, é brasileira e vive nos EUA há mais de 20 anos. Designer de interiores, profissão que executa com amor desde quando vivia no Brasil, há 15 anos é proprietária da MQR Design, um dos principais nomes do sul da Flórida no ramo. “Minha irmã já vivia nos EUA e sempre tive vontade de vir para cá, mas tinha uma carreira de sucesso na área de designer e uma loja no Brasil. Encorajada por ela e motivada pelo desejo de realizar mais sonhos, tomei a decisão de vir e tentar por um ano. Deu certo, aqui estou eu, há praticamente 21 anos”, conta.

Perseguidora de inovação e conhecimento, Maris conta que, assim como fazia no Brasil, quando chegou aos EUA, também buscou palestras, cursos e livros que falassem sobre empreendedorismo. Somado a isso, e durante sua trajetória como profissional, identificou, principalmente nos brasileiros, um perfil de luta, de correr atrás dos seus sonhos, mas muitas vezes sem nenhum incentivo, nenhuma motivação extra. “O empreendedor trabalha muito, muitas vezes sem nenhum recurso financeiro, assim como eu comecei, mas tem pouco acesso a conteúdos motivacionais, informações de peso que possam efetivamente ajudar na expansão dos seus negócios”, relata.


Maris Raffa – Designer de interiores, empreendedora e a idealizadora do Maris Raffa Art Basel Experience. – Fotógrafo: Messi Schneider

E assim, com o desejo de compartilhar como foi a sua jornada e, consequentemente, ajudar outras pessoas, nasceu o Maris Raffa Art Basel Experience, evento que acontece desde 2019 durante a Art Basel e tem como principal objetivo fornecer ferramentas essenciais para empreendedores modernos que buscam crescer no cenário atual. “Minha ideia era simples, trazer pessoas que impactaram, de alguma forma, com seus negócios e ideias, para pequenas palestras durante o evento”, explica. “Sempre adorei a Art Basel, mas sentia falta de algo que nos despertasse um sentimento maior quando saíamos do evento, algo que pudéssemos ‘levar’ para casa e aplicar no dia seguinte . E porque não uma ideia, uma virada de chave, um incentivo? Assim nasceu o projeto”, conta Maris.

Desde a primeira edição, Maris tem selecionado casos de sucessos brasileiros dispostos a compartilhar histórias, experiências e trajetórias na área de empreendedorismo com o público e convidados. Todos os palestrantes do evento, tem grande destaque e relevância em suas respectivas áreas de atuação. “Nesta busca constante, e de anos, pelo tema empreendedorismo, notei que o brasileiro é o maior porta voz destes assuntos. Até diversos livros americanos, de maior sucesso na área, tem como co-autoria escritores brasileiros. E, com este mercado forte, me deparei com uma vasta gama de empresários, palestrantes e autores de best sellers que poderiam somar. E estava certa, cada vez mais recebemos retornos de pessoas que foram ao evento e saíram inspiradas e motivadas a montar o seu negócio. A ideia é plantar aquela primeira semente, para que quem participe, saia do evento com vontade de fazer algo, de crescer”, explica. “Ajudar e inspirar pessoas a realizar sonhos é o foco central do projeto e, desde o início, o retorno tem sido muito bom”, conclui.

Após a primeira edição, em 2019, devido à pandemia, duas edições menores foram realizadas. E em 2021, o projeto cresceu ainda mais. A programação da última edição foi um destaque à parte, os convidados de renome atraíram um público que extrapolou a fronteira da Flórida e pessoas de várias regiões dos EUA marcam presença. Além da empresária e juíza do Shark Tank Brasil, Cris Arcangeli e do educador financeiro Thiago Nigro, o evento também contou com a presença de Joel Jota, atleta e autor do Livro “100% Presente”, da maior autoridade em Instagram, Carol Cantelli, e do autor de vários best-sellers sobre gestão de tempo, Christian Barbosa. Após as palestras, o público se reuniu para um momento de networking e confraternização no lobby onde acontecia uma exposição do brasileiro “street artist” Eduardo Kobra, que possui obras em todos os continentes, nome muito conhecido internacionalmente.

Cris Arcangeli, empresária e juíza do Shark Tank Brasil, 
Christian Barbosa, autor de vários best-sellers sobre gestão de tempo,  
Maris Raffa, designer de interiores e empreendedora, 
Thiago Nigro, Educador financeiro,
Carol Cantelli, autoridade em Instagram, 
Joel Jota, atleta e autor do Livro “100% Presente”, 
                              Fotógrafo: Messi Schneider

Para a edição de 2022, Maris Raffa conta que já tem um planejamento em mente, embora não seja seu desejo descaracterizar o perfil do evento, mais intimista e acolhedor. “Em cada edição, já é esperado que novos nomes agreguem valor ao evento, mas neste ano, um dos diferenciais que planejo é trazer um palestrante americano. Acho que será muito válido mesclar as duas culturas, mas sempre valorizando, e tendo como prioridade, a cultura brasileira”, adianta.

“A meta do Maris Raffa Art Basel Experience será sempre a de apresentar novas ideias. A intenção é receber e abranger um público que realmente tem vontade de aprender, pois acho que empreender se aplica em qualquer tipo de negócio, em qualquer área. Nos EUA, sobra a oportunidade que falta no Brasil, mas ao mesmo tempo eu sinto que aqui é mais fácil de se acomodar. Por isso, o objetivo do projeto será sempre este: através de casos de sucesso e personagens motivadores, ser uma ferramenta que encoraje as pessoas a se realizarem profissionalmente”, conclui.

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Advertisement

You cannot copy content of this page
X
X