Cursos e treinamentos ajudam a desenvolver o controle emocional - Foto: Pexels/Kampus Production
Business

O controle emocional é desenvolvido com a prática

Sending
User Review
0 (0 votes)

Ter uma empresa é um sonho de muitos brasileiros, mas em muitos casos acaba por se tornar um grande pesadelo, situações antes inesperadas batem à porta do empresário, enfrentá-las sem deixar que isso interfira na sua vida pessoal e social é um dos desafios, e o equilíbrio ou desequilíbrio emocional são os fatores determinantes entre as duas situações.

Conhecimento técnico, organização pessoal e liderança fazem parte do dia a dia do empreendedor, que precisa ainda manter controle emocional para não se sentir sufocado diante dos desafios diários.

O controle emocional é a capacidade que uma pessoa tem de lidar com sentimentos e emoções, sabendo se adaptar às situações diversas e aos estímulos externos, sejam eles positivos ou negativos.

No mundo dos negócios é normal acontecer momentos de fartura, de escassez, de euforia, de conflito, de incerteza e até mesmo de revolta, a resposta do empresário e sua equipe nesses momentos irão gerar os resultados do negócio. Imagine se na sua empresa um cliente faz uma reclamação e recebe uma resposta inadequada, isso provavelmente significará a perda dele, se ao invés disso você reconhecer a possibilidade de existir uma falha e identificar elementos dessa crítica ou reclamação que possam melhorar o seu atendimento, é possível reconquistá-lo e até mesmo transformá-lo em parceiro. Perceba que a sua reação ou de seu funcionário está condicionada ao grau de equilíbrio emocional, mas também as competências e habilidades desenvolvidas. Quanto mais estiver preparado para administrar seu negócio, quanto mais souber a respeito dele, mais confiante estará. Essa confiança é aquela advinda do conhecimento, do preparo, do estudo, da busca de informações, da melhoria constante dos processos da sua empresa e de sua equipe, bem como do investimento em educação e técnicas pertinentes ao serviço entregue. O desequilíbrio emocional em determinadas reações cotidianas normalmente está condicionado a incertezas insegurança. Conhecer a si mesmo e o que você entrega aos seus clientes estabelece uma relação direta entre equilíbrio emocional e sucesso nos seus negócios concomitantemente.

Ter um negócio próprio significa saber lidar com diversos tipos de pessoas e para que o empreendedor consiga manter adequadamente estes relacionamentos de negócios, ele precisa ter a capacidade de entender as necessidades e os sentimentos destas pessoas, além de saber comunicar adequadamente suas próprias necessidades e também conseguir unir os interesses, criando uma visão comum.

Além disso, o empreendedor vive constantemente sobre a pressão, e por isso precisa ter sempre o equilíbrio entre razão e a emoção para fazer a adequada tomada de decisões.

Como desenvolver o controle emocional?

Esta habilidade é desenvolvida com a prática e com a exposição a situações de todo tipo (fracasso, frustração, sucesso e por aí vai). O envolvimento e o contato diário com diferentes tipos de pessoas ajudam muito também.

Aprenda a entender a forma como as pessoas enxergam as situações; tente se colocar no lugar do outro, escute mais, procure pensar antes de agir, tenha mais paciência e procure criar novas formas de lidar com as mesmas questões, encontrando respostas diferentes e desenvolvendo e testando seu controle emocional.

A experiência e a resiliência talvez sejam duas necessidades para o empreendedor, afinal sobreviver no começo é o grande desafio. Por isso, aposte em organização e planejamento para não perder o foco e não se desviar do caminho. A força capaz de manter você preparado diante de tudo isso chama-se controle emocional.

Quanto mais investir o tempo em procedimentos e processos para que você e todos envolvidos na empresa saibam a maior parte do tempo o que fazer, e não ser necessário o improviso, maior será a tranquilidade sua e de sua equipe diante das situações cotidianas da empresa e até mesmo das inesperadas.

Conquistar o equilíbrio emocional ou ser dono de uma empresa ou de um negócio demanda planejamento, busca de informações, acompanhamento, monitoramento sistemático, aumento da rede de contatos, da autoestima e da autoconfiança, entre outros comportamentos empreendedores. É possível desenvolvê-los participando de cursos e treinamentos, especializações ou pedindo ajuda de especialistas nas competências que você ainda não tem.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 25 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page