Foto: Rodnae Productions/Pexels
Anual Business Eventos

Saint Patrick: azul ou verde?

Contabilidade
Sending
User Review
5 (1 vote)

*por Thereza Cristina de Souza Lima

Não se sabe exatamente quando Saint Patrick nasceu, assim como são questionáveis muitos fatos sobre a vida do religioso. Entretanto, não se pode negar a importância desse santo para a cultura irlandesa. Vamos, então, ao que dizem as pesquisas ou mesmo as lendas:

Acredita-se que Saint Patrick, cujo nome real era Maewyn Succat, tenha nascido em uma Grã-Bretanha romana no século IV D. C. Filho de Calpornius, diácono e oficial do exército romano-britânico, Maewyn foi capturado por piratas e enviado como escravo para o norte da Irlanda. Lá, decidiu tornar-se missionário e pregar a fé cristã. Para tanto, fugiu do norte da Irlanda, passou 12 anos estudando teologia na França e depois retornou à Irlanda onde deu início à sua missão: catequizar o povo celta.

Mas, a cor representativa de Saint Patrick seria o verde ou o azul? E qual seria a relação de Saint Patrick com outros símbolos culturais irlandeses? Embora tudo possa não passar de lendas, há várias explicações. Vejamos alguns exemplos:

• O trevo, famoso símbolo irlandês, ou seja, o shamrock, já existia como símbolo celta e foi apenas “adaptado” pelo inteligente Saint Patrick como símbolo da Santíssima Trindade;

• Duende verde da Irlanda, o conhecido Leprechaun é bem mais idoso que o nosso Saci Pererê, mas em termos de folclore, podemos dizer que ambos se assemelham, pois têm características em comum: são simpáticos e travessos. Esse pequeno notável pode ser encontrado de norte a sul de sua terra natal e serve de inspiração para fantasias a serem usadas nos desfiles de 17 de março, dia da morte de Saint Patrick.

Foto: Rodnae Productions/Pexels

• Como o verde era considerado cor de má sorte, a cor usada por Saint Patrick era o azul, e o estandarte presidencial irlandês, inclusive, ainda é azul, mas, atualmente, não se sabe o exato motivo pelo qual o verde predomina. No dia 17 de março, em Chicago, um dos rios da cidade é pintado de verde, com tinta não tóxica, em sua honra. Na verdade, atualmente, para homenagear Saint Patrick nesse dia, não apenas na Irlanda e em Chicago, mas em outros 440 países, inclusive no Brasil, vários pontos turísticos são iluminados com a cor verde. Por exemplo, a Catedral de Brasília, a Catedral de Pedra em Canela e o Pão de Açúcar no Rio de Janeiro.

• No dia 17 de março, realizam-se inúmeros desfiles e festas durante os quais se bebe muita cerveja, bebida característica do povo irlandês, sobretudo da marca Guinness, símbolo dessa festa.

Enfim, o Saint Patrick’s Day teve sua origem na Irlanda e até hoje tem grande importância para a cultura não somente desse país, mas de vários outros, anglofônicos ou não, o que nos leva à importância dos aspectos culturais para o desenvolvimento de características humanas fundamentais como a tolerância, o conhecimento histórico e social de outros povos, o respeito e a ampliação da visão do mundo em que vivemos.

*Thereza Cristina de Souza Lima é diretora da Escola de Línguas e Coordenadora de Pós-Graduação na Área de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa na UNINTER

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 1 mar.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page