Karo Delgobbo + Foto: Nila Costa
Gente

Nos Bastidores do Mundo do Styling

Sending
User Review
0 (0 votes)

Os Segredos de Karo Delgobbo

A moda transcende as passarelas e as páginas de revistas, tornando-se uma linguagem universal de expressão pessoal. Por trás de cada look icônico que desfila pelas ruas, das produções estonteantes nos editoriais de moda e dos figurinos cinematográficos que nos transportam para diferentes épocas, há um artista dedicado e talentoso, conhecido como stylist. Nesta reportagem, convidamos você a mergulhar no dinâmico universo do styling, através dos olhos de uma grande profissional, Karo Delgobbo, que compartilhará suas vivências e desvendará os segredos por trás da criação de visuais inesquecíveis.

Você descobrirá não apenas as produções de destaque em que Karo Delgobbo deixou sua marca, mas também como enfrentou desafios imprevistos, moldando assim sua trajetória de carreira e influenciando positivamente a indústria da moda e do entretenimento. Além disso, exploraremos a importância do trabalho de um stylist em diferentes áreas, desde desfiles de moda até comerciais de televisão, destacando como esse profissional desempenha um papel crucial na promoção da sustentabilidade na moda, através da reutilização criativa de peças.

Esta reportagem é um convite para desvendar os bastidores de um universo onde estilo, criatividade e profissionalismo se entrelaçam, revelando como um stylist se torna a peça-chave para a realização de produções de alta qualidade e para a construção de imagens memoráveis, destacando a importância de ter um profissional qualificado em produções. Você também terá a oportunidade de conhecer alguns truques do trade e entender como a preparação e a rede de contatos (network) são fundamentais para o sucesso no mundo do styling.

Fale um pouco da sua profissão e porque é tão importante ter um profissional como você em uma produção.

Atuo em diferentes áreas, todas relacionadas ao vestuário, não só na moda, mas também no figurino de comerciais, shows, produções de desfile, editoriais de moda e agora, o mais recente, dando aula de Fashion Stylist no Instituto Marangoni. A importância de ter um profissional está na sua preparação para tudo o que ele previu e também para o inesperado. Muitas vezes, salva uma produção que está sem preparação e organização, e muitas vezes economiza no final do orçamento por estar preparado. É aquela parte em que o barato sai caro.

Quais foram as principais produções em que você trabalhou e de que forma elas refletem na sua carreira?

Os grandes shows, como o Half Time Show do Super Bowl, American Music Awards, BET Awards, e Kanye West foram alguns dos principais. A forma como essas produções são organizadas e profissionais, com centenas de pessoas envolvidas, onde todos trabalham para que tudo saia perfeito, me surpreendeu muito. Aprendi a ser pontual, que não há desculpas. No Super Bowl, vestimos 300 dançarinos do The Weeknd, e nos shows do Kanye West, foram mais de 500 pessoas em Chicago, Atlanta e Miami, e tudo deve funcionar e ser bem feito. É sempre um grande aprendizado estar ao lado de profissionais tão brilhantes. Fiz styling para comercias do Hard Rock casino e hotel de diversas cidades, Australian Gold, Latam e outras empresas. Trabalhar com profissionais de outras cidades nos EUA me faz abrir a cabeça e aprender como funciona esta industria fora de Miami.  Em desfiles, q e’ outro trabalho que sou apaixonada, trabalho também com as emoções das pessoas, seja designer, modelos, equipe em geral. Tive oportunidade de trabalhar com designers renomados, inclusive equipes de produções italianas. Sou a diretora de desfile do Brazil Fashion Forum, onde temos o orgulho de apresentar importantes marcas em Miami.

Karo Delgobbo – Foto: Nila Costa

Como você conseguiu transmitir a sustentabilidade através de uma roupa, tornando-a versátil e reutilizando peças?

Às vezes, a saia é usada como blusa e vice-versa, usando diferentes materiais para compor looks inusitados. Uma peça pode ser usada de diferentes maneiras e em diferentes produções.

Qual foi o maior desafio ao receber um moodboard para encontrar os looks?

Muita pesquisa! Às vezes, me sinto como aquelas gincanas de igreja da infância, te dão um desafio e você tem que conseguir em poucas horas. Isso é algo que sempre acontece quando trabalho em shows. Trabalhamos em uma equipe comandada pelo costume designer do show. Eu sempre trabalho com algo que nunca fiz antes, cada trabalho tem uma pitada de desafiador, isso me faz estar preparada para o inusitado.

Além deste trabalho, você também é editora de moda da revista Acontece, o que isso tem acrescentado na sua carreira?

Trabalho nos editoriais de moda há 5 anos como Fashion Editor, e é um trabalho que faço mensalmente. Cada editorial é único, começamos todo mês do zero. Tenho a oportunidade de trabalhar com diversos profissionais e em lugares inusitados. Faço a escolha do fotógrafo e da modelo de acordo com o que converso com a equipe sobre o tema do mês e o que queremos transmitir. Tenho conseguido parcerias com marcas para os editoriais e recebemos feedbacks muito positivos dos leitores.

Muita gente tenta desenvolver este serviço sem uma qualificação profissional, em que ponto uma marca deve identificar que precisa passar para outro nível?

Isso é uma evolução natural, é um investimento necessário se a marca quer ter um trabalho de qualidade. Não tem como, é claramente visto no resultado final, você acaba comprometendo todo o trabalho.

Compartilhe com a gente algum truque que você usa para resolver alguma situação inusitada.

Sempre tenho comigo uma bolsa com itens essenciais no trabalho de um stylist. Um simples elástico ou uns clips resolvem os ajustes de última hora. Uso também água com álcool 70 no caso de precisar desamassar uma roupa e não ter ponto de energia para ligar um steamer. Uma designer nervosa antes de desfile nos fez passar a roupa na modelo. Uma coisa que estou gostando muito é compartilhar minhas experiências com minhas alunas. Ver a curiosidade delas em saber como evolução da minha carreira no runway.

Quais são as formas de conseguir que este trabalho se realize com sucesso?

A preparação antes, em qualquer produção, seja desfile, photoshoot, show. Antecipar tudo, estar preparado para o esperado e o inesperado é fundamental.

Qual o network que você tem?

Meu network é um círculo entre todos os profissionais com quem trabalho: são, fotógrafos, modelos, atores, maquiadores, cabeleireiros, produtores, designers, lojistas. Sou uma ponte para profissionais, pois seleciono e recruto para trabalhos. Empresas me contatam para fazer castings de suas produções.

Se surgir um trabalho de hoje para amanhã, você consegue pegar?

Consigo me planejar com rapidez, pois preciso que todas as pontas funcionem. Fazemos reunião para conferir se todos estão alinhados e definindo a função de cada um. Preciso estar sempre preparada para o inesperado e resolver. No ano passado, no backstage do BET Awards, um minuto antes dos dançarinos entrarem no palco, um deles se agachou para uma foto do grupo e rasgou a calça. Foi uma corrida da nossa equipe para substituir porque não tínhamos outra. Às vezes, uma tesoura que você precisa para cortar algo da roupa, um botão que cai, você precisa resolver em segundos. Trabalhar em um desfile, é o mesmo. São várias etapas do trabalho que são planejadas com rapidez e tudo tem que ser perfeito. Todos os trabalhos contam com tempo cronometrado de apresentação.

Ao longo dos anos, Karo não apenas estabeleceu sua presença nos bastidores das maiores produções de moda e entretenimento, mas também construiu relações sólidas com colegas e equipes, respeitando os mais altos padrões éticos e de discrição. Karo também abraçou a oportunidade de compartilhar seu conhecimento e experiência com aspirantes a profissionais da moda, enfatizando a importância do trabalho voluntário como uma maneira valiosa de aprender e crescer no campo. Em um mundo em constante evolução da moda, Karo Delgobbo é uma presença inspiradora, mostrando que com determinação e integridade, é possível alcançar alturas extraordinárias na indústria. Seu conselho de perseverança, ética e profissionalismo ressoa como um farol para aqueles que desejam entrar no emocionante e competitivo mundo do styling e da moda. @karodelgobbo

Por: Patricia Bernardon – jornalista

@patricia_bernardon

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 9 dez.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page