Essa Foto reúne vários elementos que revelam a habilidade feminina. Esse Living numa casa de campo foi projetado para uma grande família e é uma composição farta de texturas, luzes, cores e flores distribuídas a cada ambiente do espaço. Muito confortável e funcional. Interior Design Myrna Porcaro. Foto: Daniel Mansur
Decor Myrna Porcaro

Mulheres e seus dons no Design

Myrna Porcaro é Interior Designer na Flórida onde assina diversos projetos residenciais. Para conhecer mais seu trabalho, visite o site myrnaporcaro.com ou Instagram @myrnagondimporcaro
Sending
User Review
0 (0 votes)

Estamos comemorando o mês da Mulher, março!

Essa matéria certamente já é uma das minhas favoritas! O motivo é obvio, mas sempre bom reafirmar. Vamos falar da capacidade, da habilidade, da sensibilidade das mulheres para a organização e decoração de suas casas. Aliás, de qualquer espaço que usem ou ocupem, mas vamos falar na área residencial.

Como Arquiteta e Designer de Interiores no mercado há mais de 30 anos afirmo que, os projetos mais desafiantes vêm de clientes do sexo feminino ou de um casal onde a mulher é a protagonista no desejo, na programação, na aprovação e também na responsabilidade do investimento que geralmente é alto para a família. Quanto maior o discernimento da cliente do sexo feminino em detectar as necessidades da família, eleger prioridades, saber expressar seu estilo e sensibilidade, maior a chance de sucesso do projeto!

A inspiração desse Living para a profissional veio da base do abatjour em murano. Sua ousadia dosada usou a cor púrpura na parede, na cúpula plissada e na escolha das esculturas e objetos da mesa de canto, ponto focal importante no ambiente. Interior design Myrna Porcaro. Foto: Daniel Mansur

A mulher tem em sua natureza a total noção do que deseja ou do que sua família realmente necessita. Aqui entre nós e sem generalizar, a maioria dos homens é bem prático e concentra seu foco nos números, na conta. Não os culpo, alguém precisa pensar nisso mesmo. Então acho que o casal forma o perfil de clientes perfeito.

Em uma residência onde duas ou mais pessoas moram é sempre importante entender que os gostos são diferentes. Para criar um lar mais harmonioso é preciso respeitar as diferenças de gostos e características. Com bom senso e muita conversa tudo pode ser definido em conjunto e o lar passa a ser um ambiente agradável para todos.

Engana-se aquele que acha que as mulheres vão decorar a casa apenas com tons de rosa, roxo e vermelho. A palheta de cores feminina vai muito além dessas tonalidades. As mulheres fogem do óbvio, mas buscam sempre uma decoração clean. A dica é pensar no ambiente como um todo e assim definir de preferência com ajuda de um profissional definir a linha e conceito da decoração a seguir.

Interior Design Myrna Porcaro
Fotos: Daniel Mansur

Chegar em casa é uma das melhores partes do dia para muitas pessoas. É o momento de descanso, de se reconectar, recarregar as baterias. Abrir a porta e encontrar uma casa decorada e harmoniosa, faz parte da sensação de bem-estar que voltar para casa oferece. Quando entra, o mundo externo fica pra trás e sua personalidade e características estão dispostas em cada cômodo, em cada detalhe. A conexão com sua casa ao abrir a porta é capaz de acalmar, alegrar, pacificar, curar.

As mulheres, principalmente sentem essas sensações de um mundo a parte quando estão na proteção e aconchego do seu lar. Por isso, é visível o toque feminino nas decorações mais harmoniosas, no cuidado detalhado com o todo e com detalhes. Cabe as mulheres a preocupação em coordenar todos os elementos e detalhes do design visando atingir a harmonia e conceito desejado. Não importa o estilo, mas é possível perceber quando a decoração tem um toque feminino e deixa tudo tão mais leve e equilibrado. De um lado a doçura delicada que pede por contornos e por doses de sensibilidade. Do outro, a força estética que consagra a identidade do projeto.

Interior Design Myrna Porcaro
Foto: Daniel Mansur

Na decoração, o estilo feminino pode se encontrar com conceitos tradicionais em uma fusão interessante, transitando entre a sutileza envolvente e o impacto visual. Quando os dois universos se unem com harmonia, o resultado é completamente encantador.

Percebemos facilmente as digitais de uma mulher no Interior Design nos detalhes. Mulheres lidam com proporção, cores, flores, usando muita sensibilidade. Esse senso esteta é genuíno e encantador. Eu diria que para muitas mulheres compõe sua própria personalidade. Já reparou como existem semelhanças entre o visual de alguma mulher e os ambientes de sua casa, ou de seus projetos, cenários, no caso das profissionais do design e da decoração?

Na foto um ângulo dessa suíte máster incrivelmente aconchegante e onde o carpete e as cortinas deixam claro que o conforto é a prioridade. A paleta, transparências, reflexos e luzes indiretas complementam o conjunto. Interior Design Myrna Porcaro. Foto: Daniel Mansur

Nelas a percepção do espaço e do que nele habitar transcende a esfera lógica ou previsível. Elas são muito precisas em suas escolhas, surpreendentes e leves ao mesmo tempo!

A poesia desse dom é notada em todos os detalhes desde o layout, texturas, cores até a iluminação.

Conhece aquela frase que o “universo conspira”? Pois bem, tudo indica que o universo conspira com as mulheres. Uma visão diferenciada faz com que o toque feminino deixe tudo com um aspecto mais suave e harmonioso. As mulheres sempre buscam inspirações na hora de se dedicar dos seus afazeres, sejam eles profissionais ou pessoais. Os mínimos detalhes são sempre melhor percebidos por mulheres. As atividades mais minuciosas demandam da clareza e detalhismo das mulheres. Elas estão sempre buscando as melhores formulas para produzir a sensação de bem-estar que o lar deve oferecer.

Espelhos são uma grande sacada para decorar os ambientes, são muito práticos e não sei porque as mulheres adoram! Nichos e prateleiras deixam as coisas organizadas e trazem um charme ímpar ao ambiente. A funcionalidade de cada cômodo deve ser pensada na hora de adquirir os móveis e finalizar a decoração.

Nesse apartamento de férias o tempero feminino proporcionou frescor ao Living/ Dinning / Kitchen. Destacamos a iluminação e o jogo de cores e textura. Interior Design Myrna Porcaro. Foto: Mop Drone Services

As flores podem contribuir com a harmonia do ambiente para além da sua beleza. O perfume das flores traz a casa uma sensação profunda de felicidade. Na decoração podem ser usados vasos ou até mesmo jardins verticais em ambientes como a sala de estar.

E para finalizar, o olhar refinado e requintado das mulheres é especialista para decorar os ambientes com acessórios como vasos, quadros, esculturas, almofadas, poltronas, entre outros. Essas peças tendem a valorizar o espaço e deixam o ambiente mais personalizado em relação as características pessoais de cada família.

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 7 dez.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page