Vida e Saúde

Maio: mês de conscientização das doenças inflamatórias intestinais

Sending
User Review
0 (0 votes)

DII ou Doença Inflamatória Intestinal é um termo genérico para designar distúrbios relacionados com a inflamação crônica do trato digestivo. Em outras palavras, trata-se de doenças crônicas que causam inflamações de intensidade variada nos intestinos.

Os tipos

A Doença Inflamatória Intestinal pode ser debilitante e, às vezes, pode levar a complicações fatais. Os tipos mais comuns de DII são:

* Doença de Crohn – Este tipo de DII é caracterizado pela inflamação do revestimento do trato digestivo, que muitas vezes se espalha profundamente nos tecidos afetados.

Pode acometer todo o trato digestivo, da boca ao ânus.

* Colite Ulcerativa – esta condição provoca inflamação de longa duração e feridas (úlceras) no revestimento interno do intestino grosso (cólon) e reto.

Sintomas / Complicações

Há algumas complicações específicas da colite ulcerativa e da doença de Crohn, e também há algumas complicações em comum.

As complicações encontradas em ambas as condições podem incluir:

* Coágulos de sangue: maior risco de coágulos sanguíneos nas artérias e veias.

* Colangite esclerosante primária: é uma inflamação que causa cicatrizes nos ductos biliares e que, com o tempo, prejudica o fígado.

* Câncer de cólon: a DII também aumenta o risco de câncer de cólon.

* Inflamação dos olhos, da pele e das articulações: os surtos de DII podem causar lesões na pele, artrite e uveíte (inflamação ocular)

Causas

Ainda não se sabe uma causa exata da DII. Apesar do estresse e da dieta alimentar agravarem os sintomas, não são causadores da condição. O mau funcionamento do sistema imunológico pode ser uma possível causa; quando bactérias normais do intestino causam uma reação imunológica inadequada em indivíduos com pré-disposição genética – esclarece o Dr. Ernesto Alarcon.

Fatores de risco

  • Idade: geralmente, a maioria das pessoas que desenvolvem DII acaba sendo diagnosticada antes dos 30 anos de idade. Porém, há indivíduos que desenvolvem a doença até os 50 ou 60 anos.
  • Histórico familiar: o risco é maior quando há um parente próximo com a doença.
  • Medicamentos anti-inflamatórios: alguns medicamentos aumentam o risco de desenvolver DII ou acabam piorando a doença em pessoas com DII.
  • Cigarro: o tabagismo favorece o desenvolvimento da Doença de Crohn.
  • Fator ambiental e alimentar: os riscos são maiores em locais industrializados, bem como o consumo abusivo se alimentos gordurosos, processados ou ultraprocessados.

Tratamento

O tratamento da doença Inflamatória Intestinal (DDI) vai depender da condição, do tipo de problema desenvolvido. As condições que afetam o intestino são muitas e em diferentes partes do órgão, gerando ulcerações e processos inflamatórios, como explica o Dr. Ernesto Alarcon.

A doença de Crohn e a Colite Ulcerativa, por exemplo, são causadas por alterações do sistema imunológico; sendo necessário o uso de imunodepressores. Anti-inflamatórios também podem ser administrados, bem como vitaminas e suplementos, analgésico e corticoide, dependendo da condição. A cirurgia pode ser necessária para remover partes do órgão, ou seja, uma ressecção intestinal.

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 18 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page