Luxo no Interior Design - Fotografo Craig Dennis – Projeto Myrna Porcaro
Decor

Luxo no Interior Design

Por Myrna Porcaro

Projetar com luxo pode ser bem mais complexo do que se imagina. As possibilidades se igualam aos riscos e um nobre desejo de decorar pode se transformar em desastre caso as escolhas e decisões não sejam assertivas

Antes de discutir o que pode ser considerado luxo nessa área, importante é definir o termo luxo – este refere-se ao que é de caráter único, exclusivo, apoderando-se de uma identidade que enfatiza a legitimidade e o savoir-faire (saber-fazer). Isto é, o luxo é pura arte e personalidade. Relacionado com a sociedade, o seu significado pode variar de cultura para cultura, comunicando uma mensagem que pode resultar em variadas interpretações. Dentro da arquitetura, por exemplo, é possível perceber que o luxo tradicional está dando lugar ao novo luxo. O primeiro já reunia ambientes planejados e prezava por materiais nobres. O segundo, dito novo luxo, é resultado de uma sociedade mais consciente e do avanço da tecnologia. Arquitetar espaços seguindo o olhar do luxo não é apenas uma questão de ter bom gosto. Muito mais do que isso, o bom gosto conecta-se diretamente com o fato do savoir-faire – a procedência (um Made in Italy, por exemplo) de determinado material é fundamental para o seu melhor uso e futuras combinações.

O novo luxo exige um alinhamento muito grande entre os sonhos e gosto dos donos da casa com as tendências e detalhes do estilo escolhido, tudo conectado com tecnologia de última geração, funcionalidade e muita personalidade.

Luxo no Interior Design  -  Fotografo Daniel Mansur – Projeto Myrna Porcaro

A decoração de luxo se diferencia pelos detalhes e, quanto mais exclusivos, mais valor agregam ao nível do projeto. Luxo que pode ser a atração em todos os estilos, desde o clássico Palaciano até o Contemporâneo extremamente Clean.

Um interior de luxo é uma verdadeira experiência de contemplação e prazer para os usuários e visitas, como é o nosso caso ao visitarmos mostras de decoração. Um ambiente de luxo deve despertar sensações de conforto, elegância, aconchego e privacidade em alguns casos.

Luxo no Interior Design  -  Fotografo Daniel Mansur – Projeto Myrna Porcaro

Como tudo na arte de projetar, a impressão do luxo deve ser estudada, assim como todos os cantos minuciosamente, para não haver acúmulo de elementos, restrição de ventilação, luz e principalmente boa mobilidade por toda a parte.

Luxo no Interior Design - Foto Craig Dennis – Projeto Myrna Porcaro

Materiais de alta qualidade e mão de obra especializada garantem a durabilidade dos espaços. Uma casa de luxo deve ser montada para permanecer e ser desfrutada ao longo do tempo, sem modismos, não pode se tornar ultrapassada rápido, muito menos se desgastar facilmente com o tempo.

Primeiramente devem ser escolhidos o estilo e um certo conceito para a decoração. Depois, o tratamento de superfícies e desenhos de elementos exclusivos como marcenaria, boiserie, portais, tetos, revestimentos, efeitos de iluminação, paginação de pisos, ferragens etc. Uma infinidade de itens que irá gerar a personalidade da casa.
A iluminação e seu controle tecnológico por meio da automação e opções de cenas têm papel fundamental em ambientes de luxo.
A iluminação é capaz de transformar a sensação estampada em um ambiente, dando sofisticação, elegância e atração a um espaço. Planeje com cuidado para que a iluminação valorize todos os cômodos da sua residência.

Luxo no Interior Design - Foto Daniel Mansur – Projeto Myrna Porcaro

A escolha do mobiliário vai depender do estilo escolhido para a sua decoração. Móveis de design são o grande charme de um projeto de decoração de luxo. Mas os móveis de época e estilo sempre serão importantes em casas clássicas ou como obras de destaque em uma decoração contemporânea.

Foto Daniel Mansur – Projeto Myrna Porcaro

A presença do couro, do veludo ou da seda nunca sai de linha. As madeiras diferenciadas também vão entrar como um item de acabamento rico e luxuoso. Da mesma forma se destacam os metais que podem estar presentes em vários componentes dos ambientes.

Detalhes personalizados e feitos à mão também podem fazer a diferença, e os estilos variam de reproduções antigas, vintage ou clássicas a designs contemporâneos e ultramodernos, dependendo do estilo da casa. Trabalhos artesanais de qualidade, obras de arte bem colocadas, coleções, cortinas, adornos e flores naturais estão entre os itens que completam o luxo na decoração.

A sustentabilidade é cada vez mais requisitada por profissionais e clientes também nos projetos de luxo. Isso inclui desde o planejamento dos espaços para maior aproveitamento da luz do sol, água da chuva, até a otimização do uso de energia com painéis solares, uso de automação etc. Os materiais “verdes” também estão em alta.

You cannot copy content of this page