Interior Design: Myrna Porcaro – Foto: Daniel Mansur
Decor

A família inspira o design

Por Myrna Porcaro

A vida contemporânea é cada vez mais corrida, todos temos menos tempo livre para curtir a casa e a família. Mas nós, interior designers, temos sentido de nossos clientes a necessidade de planejar as novas casas e seus ambientes para acolher a família reunida.

Os livings, ou salas de estar, já há algum tempo ganharam os equipamentos de áudio e vídeo para entreter a família e se tornar ponto de encontro. Muitas salas podem ser de estar e home theater. Automação e iluminação polivalente são ferramentas importantes para esses ambientes.

 Interior Design: Myrna Porcaro – Foto: Daniel Mansur

Quando as casas são maiores, existe a possibilidade de criarmos verdadeiros cinemas residenciais, onde a família pode assistir a filmes e concertos com todo conforto e tecnologia. Varandas e terraços são áreas de lazer onde mais próximos da natureza podemos descansar, estar com a família, receber amigos ou ler um bom livro. E, sem dúvida, são mais agradáveis quando bem planejadas e decoradas de acordo com o gosto e os hábitos e necessidades da família.

 Interior Design: Myrna Porcaro – Foto: Daniel Mansur

Temos vários exemplos de espaços esquecidos que se tornam mágicos depois de uma ideia e do planejamento de um espaço acolhedor para a família. Um ótimo exemplo é a área externa de uma casa, onde construímos uma grande cozinha de verão com todos os equipamentos para os chefs da família, inclusive churrasqueira, mesa grande, adega de vinhos e um deck ao ar livre confortáveis, com poltronas que completam o espaço. Todo emoldurado com um paisagismo de tirar o fôlego! Esse local se torna o preferido para todas as horas e reuniões da família, com certeza.

Interior Design: Myrna Porcaro – Foto: Daniel Mansur

Os espaços gourmets são, sem dúvida, alguns dos preferidos das famílias, e podem ser externos ou internos. As cozinhas se tornam cada vez mais equipadas, atraentes e aconchegantes para o exercício da arte gastronômica dos gourmets e reuniões familiares. E a integração das cozinhas com salas e demais áreas sociais das residências é uma tendência crescente.

 Interior Design: Myrna Porcaro – Foto: Bethania Canavesi

Na América, quase todas as residências maiores têm um espaço de nome Family Room. São nossas salas de TV que, com o tempo, se misturaram às cozinhas americanas, quase sempre abertas, tornando essa integração a perfeição do espaço de convivência familiar. Nas grandes famílias observamos o uso contínuo desses espaços que devem ser amplos e compostos por móveis confortáveis e resistentes.

 Interior Design: Myrna Porcaro – Foto: Daniel Mansur

Salas de refeição, de jogos, decks de piscina e salas de ginástica também são importantes espaços de convivência da família que nós, interior designers, planejamos com muito carinho, pois nossa maior recompensa acontece ao ouvirmos dos clientes o quanto gostam de estar e conviver nos espaços que idealizamos.
Afinal, família é tudo, não é mesmo?

 

You cannot copy content of this page