Economia

Investir na bolsa pode ser melhor que começar um negócio

Sending
User Review
0 (0 votes)

Compra e venda de ações vem sendo uma das alternativas para quem aposta na valorização de longo prazo e no potencial de distribuição de dividendos. Prova disso é que, pela primeira vez, volume financeiro negociado na B3 se aproxima do PIB no Brasil

Em termos práticos, considerando o serviço de frete e transporte de pequenas cargas para comércio, por exemplo, que foi uma das ideias de negócios mais buscadas em 2020 no site do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), abrir uma empresa neste segmento significaria, além do cumprimento das exigências legais, investimentos em insumos, estrutura, segurança, manutenção, qualificação e divulgação, entre outros fatores necessários para o bom funcionamento do serviço. Por outro lado, comprar fatias de um operador logístico terrestre que tem suas ações negociadas na bolsa de valores, a exemplo da JSL S.A, custaria menos de R$10.

“Antes a pessoa tinha dinheiro na poupança e resgatava para montar uma empresa, pedia dinheiro para parentes ou ainda pegava empréstimo. Boa parte do PIB do Brasil girava dessa forma, inclusive boa parte dos funcionários CLT’s brasileiros são contratados por empresas desse porte. Agora que mais de três milhões de CPF’s conhecem a bolsa de valores, mais pessoas querem se ver sócias de empresas de capital aberto acreditando na sua valorização de longo prazo, bem como no aumento da sua capacidade de distribuir dividendos”. Pela primeira vez o volume de compra e venda de ações está se equiparando ao PIB no Brasil. Nos Estados Unidos, o volume chega a ser de 4 vezes o PIB”, destaca o agente autônomo de investimento da VCorp Capital, Marcelo Estrela. 

Em 2021, mesmo com a perspectiva de que a taxa básica de juros volte a aumentar, o cenário não deve ser diferente. Isso porque esta crescente movimentação está diretamente relacionada com a visão a longo prazo. “Um estudo recente apontado também pela Economática aponta que 24 empresas de diversos setores distribuirão dividendos superiores a 2% do valor do preço da ação em 2021. Alguns desses setores são bastante palpáveis para o pequeno investidor, como é o caso do setor de vestuários. Mais vale comprar roupa para revender ou ser sócio de uma empresa listada na B3? Quanto mais popular a bolsa fica, mais ela fomenta a economia real”, defende.

O profissional acredita ainda que tal realidade vai impactar diretamente no agronegócio, já que mais empresas do setor devem abrir seu capital, permitindo a negociação de suas ações na B3. “Como o Brasil tem uma vocação para esse segmento, veremos mais empresas do Centro-Oeste partindo para esse caminho ou acessando o mercado de capitais através de dívidas como os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA’s)”, afirma.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 24 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page