Arte

IA na arte? Conheça a tecnologia que transforma textos em imagens

Sending
User Review
0 (0 votes)

Cores vibrantes e imagens abstratas, mas coesas, são a nova face de Inteligências Artificiais capazes de produzir obras de arte

Crédito: iStock

A tecnologia não para de avançar e agora está dando seus primeiros passos firmes em direção à arte, mais precisamente na criação de imagens e pinturas. O crescente desenvolvimento de inteligências artificiais levou programas a criarem pinturas tão realistas e complexas que um desses programas foi vencedor de uma feira de arte nos Estados Unidos recentemente, o que deixou muitos artistas incomodados com o feito.

Quais são esses programas?

No momento existem dois softwares muito famosos para geração de imagens a partir de textos, são o DALL-E e Midjourney, esse último foi o vencedor da competição mencionada. Esses softwares são especializados em transformar um texto base em imagens com versões, muitas vezes hiper-realistas, de objetos, animais e locais, utilizando conceitos e técnicas de produção de imagens consolidadas na arte “tradicional” para criar imagens que são plausíveis de serem produzidas por um ser humano.

Como funcionam?

Tanto o DALL-E como outros sistemas parecidos são capazes de criar imagens a partir de um texto ou frase básicos. Como são programas de inteligência artificial, eles possuem uma habilidade de preencher os espaços vagos do texto com objetos, cores e iluminação plausíveis e cabíveis à aquele contexto.

Um dos recursos mais curiosos desses softwares é que eles são capazes de combinar conceitos e objetos que não são necessariamente relacionados, mas que fazem sentido para a composição das imagens, incluindo novas estéticas de arquitetura e design nas produções. Muitos arquitetos estão entusiasmados com essa nova ferramenta, pois abre novos horizontes de composições e o tempo de produção da arte conceitual é infinitamente menor se comparado com o modelo feito à mão em programas de arquitetura padrões.

Embora ainda sejam muito limitados, esses programas mostram grande potencial de produção artística, o que pode revolucionar a indústria da arte, embora ainda muito criticados pelos artistas tradicionais que gastam horas de estudo e aplicação de técnicas em telas, com pincel, tinta e carvão.

É possível utilizar em casa esse programas?

Softwares como o Midjourney são simples e fáceis de utilizar, o caso desse último é que o programa está disponível gratuitamente em um servidor do Discord para 25 imagens, após essas 25 imagens geradas é preciso pagar uma taxa mensal para continuar utilizando o serviço. Um fato interessante é que a geração da imagem e as buscas por imagens são feitas de forma coletiva, ou seja, no momento que a sua imagem é gerada, todos os usuários daquele servidor podem ver.

Para utilizar esse programa não é preciso possuir um computador com grande poder de processamento, já que o programa em si não precisa ser instalado na máquina e os usuários apenas recebem as imagens que são processadas em um servidor próprio do programa. Alguns outros programas semelhantes já precisam ser instalados na própria máquina, nesses casos é preciso ter um computador com um poder de processamento relevante, para os interessados uma boa dica é aproveitar a Black Friday para comprar um computador ou notebook capaz de rodar esses softwares.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 24 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page