Arte

 FIT-BH conta com programação em homenagem a Raul Belém Machado

Sending
User Review
0 (0 votes)

A vida, a obra e o processo de trabalho de um dos maiores figurinistas e cenógrafos mineiros em destaque na programação do FIT-BH com a Fábrica Viva Raul Belém Machado  

Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon, a 15ª edição do Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH celebra o reencontro do público e artistas, durante uma programação intensa e plural, com atrações para todas as idades. O Festival é um tributo ao Teatro da cidade, reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Belo Horizonte, seguindo a diretrizes estabelecidas pela lei municipal de n° 9000, de 2004. Em 2014, o Conselho do Patrimônio Cultural de BH deliberou pelo registro do Teatro de Palco, Rua e de Bonecos, por se tratar de manifestações culturais de relevante valor histórico, social e cultural para a cidade.

Nesse contexto, o FITBH 2022 vem envolvendo a cidade em diversas atrações com grupos e coletivos de teatro local, nacional e internacional, com a valorização da participação de artistas de BH, com uma programação múltipla e diversa, ocupando teatros, ruas e espaços alternativos da capital. As atrações estão sendo oferecidas a preços populares ou com entradas gratuitas.

Com uma temática que celebra nossas raízes e nossa latinidade, a programação do Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH propõe reflexões sobre as faces diversas e plurais dos “Brasis” e “Américas Latinas”, fortalecendo movimentos negros, indígenas, femininos, transgêneros, entre outros. Além das apresentações dos espetáculos, a programação ainda conta com ações formativas, rodadas de negócios, exposições e homenagens a nomes que merecem ser destacados pela imensa contribuição às temáticas e discussões apresentadas. Um dos homenageados nesta edição é o cenógrafo, figurinista e arquiteto Raul Belém Machado, que nos deixou um vasto legado que precisa ser celebrado constantemente.

A programação da Fábrica Viva Raul Belém Machado convoca os fazedores do teatro para a cena através do Tableau Vivant (pintura viva), que é uma expressão francesa para definir uma representação cênica, onde figurantes trajados posam como se tratasse de uma pintura. Essa expressão artística era bastante apreciada por Raul e foi ensinada em algumas aulas que ele ministrava aos alunos do Centro de Formação em Artes, o Cefart, com quem criou uma performance de Tableu Vivant, em 2011.

Entre os dias 7 e 11 de novembro, o público terá a oportunidade de fazer uma imersão pelo universo de um dos mais criativos e inovadores profissionais da cenografia e figurino. A Fábrica Viva Raul Belém apresenta, ao longo de 5 dias de programação imagens e protótipos das pessoas criando o cenário, o figurino e a cena. Tudo diante do olhar do espectador que pode acompanhar o fazer artístico. Cada dia um Tableau Vivant diferente, até o quinto dia, no qual a cena final pronta é revelada, ganhando vida e virando um grande cortejo festivo, com os adereços e corpos dos artistas em cena.

No dia 10 de novembro, às 18h, no auditório do Centro de Referência das Juventudes, o CR-J, a jornalista Letícia Belém Machado, que é sobrinha de Raul Belém, participa de uma conversação com o público sobre a obra e o legado deixado pelo artista homenageado, referência em sua área de atuação.

Sobre Raul Belém Machado

 
Raul José de Belém Machado, nascido da cidade de Araguari, foi um cenógrafo, figurinista e arquiteto, com especialidade em cenotécnica. Foi diretor artístico do Palácio das Artes em Belo Horizonte, onde produziu cenários e figurinos de balés, espetáculos teatrais e óperas.  

Serviço:

FIT-BH apresenta: Fábrica Viva Raul Belém Machado

Datas: De 07 a 11 de novembro

Horário: 09h

Local: Centro de Referência das Juventudes – CR-J

Endereço: Rua dos Guaicurus, 50 – Centro

Entrada mediante inscrição disponível no site e redes sociais do FIT-BH

Conversação “A Obra e Legado de Raul Belém Machado”, com Letícia Belém Machado

Data: 10 de novembro – quinta-feira

Horário: 18h

Local: Auditório do Centro de Referência das Juventudes – CR-J

Endereço: Rua dos Guaicurus, 50 – Centro

Entrada gratuita – sujeito à lotação

Informações e programação: www.portalbelohorizonte.com.br/fit    

Foto: Renato Weil

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 21 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page