Seja grato pelas pequenas coisas da vida
Vida & Saúde

Gratidão como terapia?

Por Dr. Ana Gouvea

A vida moderna requer que façamos várias coisas ao mesmo tempo: trabalho, crianças, casa, família etc. As pressões são muitas e frequentemente nos sentimos cansados, sem energia, estressados com tudo e com todos. Mas continuamos na correria e, nela, muitas vezes nos deparamos com um sentimento de “falta alguma coisa nas nossas vidas” e, assim, nos sentimos incompletos. Mas continuamos na pressa, fazendo planos para o futuro e visando suprir esses sentimentos de vazio e ausência de plenitude. Aliás, estamos sempre planejando o futuro: “esse verão vou fazer a viagem para a Toscana que tanto quero!”, “esse domingo temos que fazer uma coisa diferente. Vamos sair de barco?”.

Nada errado em fazer planos, planejar viagens gostosas e passeios maravilhosos. Mas às vezes, na correria e na insatisfação dessa correria, nos esquecemos do momento presente e do que possuímos. Estamos buscando no futuro o que já temos no presente. Algumas áreas da psicologia moderna, como a Psicologia Positiva, entenderam esse aspecto das nossas insatisfações e incorporaram em suas abordagens a importância do momento presente e da gratidão.

Gratidão nos permite reconhecer coisas boas nas nossas vidas e nos conectarmos de forma positiva com as pessoas e o mundo a nossa volta. Nesse sentido, incorporar gratidão diariamente nas nossas rotinas pode ser revolucionário, porque implica em prestar atenção ao que está bom e mudar o foco do negativo para o positivo.

Você consegue mencionar três coisas que te fazem sentir-se grato hoje? Pequenas coisas como o pôr do sol, o sorriso de um filho, a brisa na noite quente de verão, o carinho de um amigo, um beijo de alguém que você ama? Todos nós temos vários motivos para ser gratos diariamente. Só nos esquecemos de ser gratos. Pesquisas revelam que praticar gratidão de forma sistemática exerce efeitos positivos na nossa saúde mental e na sensação de satisfação com a vida.

Então fica uma sugestão: faça um diário de gratidão. Toda noite, escreva três razőes para ser grato. Faça isso por um mês e repare nos efeitos positivos que essa prática pode proporcionar a você diariamente.

You cannot copy content of this page
X