Programe-se

Glória Maria viaja pela Suíça, o país da precisão, organização e das belas paisagens

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

O ‘Globo Repórter’ leva o público para uma viagem pela Suíça, um lugar onde tudo funciona como um relógio. O país da precisão, da organização e das magníficas paisagens está localizado na Europa Central, faz fronteira com a Alemanha, França, Itália e Áustria. Com aproximadamente 8 milhões de habitantes, a Suíça é um dos países mais ricos do planeta, com o PIB nas alturas, e tem em Zurique e Genebra suas principais cidades, consideradas as melhores em qualidade de vida do mundo.
Quem comanda a reportagem é Glória Maria, que mostra a beleza natural e a impressionante organização do povo suíço. “Os telhados das casas são iguais, do mesmo tamanho para compor a paisagem organizada. E todas as torres das igrejas têm um relógio e batam de hora em hora. Além do branco da neve estar sempre em harmonia com o verde. Realmente é um país perfeito, apesar do frio intenso”, conta a repórter.
Cada cidadão suíço percorre em média por ano 2.200km de trem, o transporte principal no país. Glória embarca para a estação mais alta da Europa a 3.400 metros de altitude, no trem que cruza os Alpes e passa por mais de 50 túneis e por um viaduto em 360 graus. A ferrovia centenária levou 16 anos para ficar pronta. No alto da montanha nevada a três graus celsius de temperatura, ela tenta fazer a passagem, mas a língua congela de tanto frio e vento. Depois, consegue tirar uma foto ao lado da bandeira suíça.
Ainda na viagem de trem, Glória visita o Jardim Botânico das alturas, a 1.600 metros acima do nível do mar, o Alpengarten. São 650 espécies da flora alpina em 8.000 m2, um enorme jardim de cores fortes e vários tons com plantas do mundo todo. Glória descobre também um palácio de gelo escavado na montanha a oito graus negativos. São dezenas de esculturas de gelo promovidas pela imaginação humana. Todo o cuidado é pouco neste lugar, para não escorregar e não se perder no labirinto, que recebe cinco mil visitantes por dia.
A equipe de reportagem chega à La Chaux de Fonds, cidade dos relojoeiros. A Suíça é o maior exportador de relógios do mundo. E tem marcador de tempo para todos os gostos e bolsos. Já imaginou um relógio produzido com lava de vulcão? E com cobre derretido da estátua da Liberdade? A criatividade dos suíços não tem fim. Existe até relógio feito com a poeira da Lua e com pedaços derretidos da nave Apollo XI, a primeira a viajar até o satélite da Terra.
Além de todas essas qualidades, a Suíça tem sabores irresistíveis, como os queijos e o chocolate. O programa desvenda os segredos dos queijos alpinos, fabricados nos meses de verão da montanha. Glória encontra uma família que está na 10ª geração produzindo o mesmo queijo, que rende 40 kg por dia. Depois de cinco horas em sua preparação com o leite orgânico do pasto dos Alpes, os queijos levam cinco meses de fermentação e um processo para salgar. Na fábrica de chocolate mais antiga do país, ela mostra toda a linha de produção e como se prepara uma deliciosa tentação.

Crédito: Globo/Pedro Curi
O ‘Globo Repórter’ vai ao ar no canal internacional da Globo nesta sexta-feira, dia 30, nas Américas, dia 31, no Japão e Austrália e, sexta-feira, 6 de novembro, na África e Europa.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 24 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page