Programe-se

Glória Maria mergulha na magia do Marrocos, país das cores e dos contrastes

Sending
User Review
0 (0 votes)

Glória Maria faz um convite para entrar no reino encantado do Marrocos. No ‘Globo Repórter’, a repórter viaja pela magia do país das cores e dos contrastes, localizado no extremo noroeste da África. Tendo o Mar Mediterrâneo ao norte, o Saara Ocidental ao sul e Oceano Atlântico a oeste, o país concentra 30 milhões de marroquinos em um território menor do que a Bahia. “Ficamos 28 dias no Marrocos gravando. É um país com uma riqueza cultural impressionante. Senti uma mistura da Ásia com África. Achei o país das 1.001 noites, único. Conheci personagens fantásticos e fui a lugares que o turista não vai. É um programa para o público adquirir conhecimento”, comenta Glória.
O antigo e o moderno se misturam nas ruas de Marrakesh, que encanta pelas cores, formas e beleza do local. É a terceira cidade do país e a mais visitada pelos turistas do mundo todo. Glória visita o mercado de Marrakesh, com suas múltiplas lojas de tecido, que seduz pelo cheiro e sabores. Eles vendem o famoso escargot vivo, que dizem que aquece o corpo no inverno. A repórter brinca com as serpentes na grande praça da feira ao ar livre.
Glória conhece Adriana, uma brasileira que vive há 10 anos no Marrocos. Ela diz que encontrou a paz e é muito feliz, apesar da dificuldade de lidar com os homens, principalmente os funcionários do seu palácio (riade) dentro do centro histórico. ”Eu queria brincar de princesa num palácio do século XVIII, mas tive muito medo no início porque é um país muçulmano”, conta Adriana, que segue os rituais, rezando cinco vezes ao dia.
O mosaico marroquino é o símbolo do país e se entende isso só de observar as cores e formas pelas ruas da cidade de Fez. A equipe de reportagem entra numa fábrica de mosaicos e mostra como eles produzem essas artes com trabalho manual. Ali também está a mais antiga universidade do mundo, que funciona há 1.100 anos dentro de uma mesquita. É a primeira vez que uma equipe de televisão estrangeira visita a universidade.
Glória vai ao norte do país, onde entra na ‘Cidade Azul’, diferente e misteriosa. Algumas áreas eram proibidas para visitação estrangeira e há 100 anos só podiam circular pelas ruas os muçulmanos. Os homens usam bege, marrom ou branco e as mulheres usam saia longa branca com um pano listrado colorido por cima. A cidade parece cenário de filme, pois é extremamente conservadora e religiosa. “Conhecer os contrastes desse país, talvez seja a melhor forma de entender o Marrocos”, conclui Glória.
O ‘Globo Repórter’ vai ao ar no canal internacional da Globo nesta sexta-feira, 8 de abril, nas Américas, sábado, dia 9, no Japão e Austrália e, sexta-feira, dia 15, na Europa e África.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: seg, 15 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page