Equipe no Rio Araguaia
Programe-se

Globo Repórter viaja pela maior ilha fluvial do mundo, no Tocantins

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

No ‘Globo Repórter’, o público tem a oportunidade de conhecer a Ilha do Bananal. Localizada na divisa do Tocantins com Mato Grosso e Goiás e com cerca de 20 mil quilômetros quadrados de extensão, é cercada pelos rios Araguaia e Javaés e concentra inúmeras surpresas selvagens no coração do Brasil. O programa desta semana foi produzido em parceria com a afiliada TV Anhanguera.
O repórter Fábio Castro mostra a nova espécie de boto do Araguaia, descoberto em 2014. A equipe acompanha os pesquisadores em um barco e analisa as imagens feitas através de um balão. O boto tem a cabeça maior, menos dentes, capaz de nadar em águas rasas, pescar em florestas inundadas e seu comportamento é de imitar a mãe, mostrando a luta pela sobrevivência.
Enquanto uma espécie é descoberta, um tipo de pássaro está quase em extinção. O pica-pau do Parnaíba é a ave mais rara e reaparece depois de 80 anos. O motivo de ter ficado desaparecido por tanto anos é a limitação para voar, pois se locomove apenas entre as árvores, não conseguindo se reproduzir. Além do pica-pau, a ilha é abundante em pássaros coloridos, o que dá um charme à paisagem. São 450 espécies em um santuário protegido com o ambiente perfeito para eles.
A equipe de reportagem escala ainda uma torre de 42 metros de altura, que mede a pureza do ar amazônico. No topo da escada, já visualizando a beleza da floresta, o repórter mostra o último posto de coleta de dados, que são enviados diretamente à Universidade de São Paulo (USP). Uma das conclusões dos pesquisadores é que as árvores estão absorvendo mais gás carbônico do ambiente.
Você sabia que o presidente Juscelino Kubitscheck construiu neste lugar isolado um hotel de luxo internacional? Com um projeto assinado por Oscar Niemeyer, ele queria transformar a ilha num balneário. As obras começaram e logo não avançaram, mas os moradores que participaram do início do projeto lembram até hoje da ideia mirabolante de JK.

Crédito: Globo/Divulgação
O ‘Globo Repórter’ vai ao ar no canal internacional da Globo nesta sexta-feira, 18 de março, nas Américas, sábado, dia 19, no Japão e Austrália e, sexta-feira, 25 de março, na Europa e África.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 20 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page