Arte Cinema

Filme narra vida e obra de Romero Britto

O produtor de cinema de Miami, Armando Gutierrez, firmou uma parceria inédita com o artista internacional Romero Britto, e irá produzir um longa-metragem sobre sua vida. O filme vai narrar a história de Britto, contar as dificuldades que o artista enfrentou no início de sua carreira e mostrar o caminho que ele trilhou até o sucesso.

O trabalho de Romero Britto foi exibido em museus e galerias em mais de 100 países e, pela primeira vez, seus fãs vão conhecer seus primeiros anos como artista. O longa-metragem se passará em locações ao redor do mundo para retratar uma perspectiva autêntica dos marcos da carreira de Britto. A estreia do filme está programada para o final de 2021.

Nascido em Jaboatão dos Guararapes, no Nordeste do Brasil, Britto viveu e cresceu em uma família de oito irmãos. Autodidata desde muito jovem, Britto pintava em pedaços de papel, papelão ou qualquer meio que pudesse encontrar. Em 1983, ele viajou para Paris, onde foi apresentado e inspirado pelas obras de Matisse e Picasso. Em 1989, Britto mudou-se para Miami, Flórida, onde desenvolveu seu estilo artístico único de felicidade, diversão, amor e esperança, inspirando milhões em todo o mundo.

O longa-metragem retratará as primeiras fases de sua carreira, tempo em que ele sempre lutou para sobreviver. Britto morou em Coconut Grove, um bairro histórico de Miami, por alguns anos antes de abrir seu primeiro estúdio. Mesmo enfrentando adversidades, o uso de imagens vibrantes e icônicas e padrões divertidos sempre refletiu sua visão otimista do mundo.

Romero Britto criou inúmeras instalações artísticas, tanto públicas quanto privadas. É autor, inclusive, de uma das maiores instalações da história do Hyde Park, em Londres. Britto trabalhou na abertura do Super Bowl XLI, em parceria com o Cirque Du Soleil, e foi artista oficial da Copa do Mundo FIFA 2010, embaixador da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil, portador honorário da tocha e embaixador do Rio Jogos Olímpicos de 2016.

Britto também realizou duas exposições no Museu do Louvre em Paris e foi o primeiro artista viva a expor no Museu Soumaya, na Cidade do México.

Ele é fundador do The Happy Art Movement e fez muitas colaborações com marcas internacionais como Disney, Hasbro, Mattel, Bentley, Coca-Cola, PepsiCo, NBC Universal, Evian, Hublot , Carnival Cruise Line, Absolut Vodka, Samsung, LG e Apple, para citar alguns. Além das nuances de sua carreira, este filme também mergulhará na vida pessoal de Britto, que muitas vezes foi resguardada dos holofotes.