Exposição “No Diafragma da Arquitetura” - Foto: Fabiano Sanches e Matheus Montalvão
Arte Decor Myrna Porcaro

Exposição “No Diafragma da Arquitetura” no Design Week em São Paulo

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Nossa coluna mostra os High Lights da Design Week que voltou com força em São Paulo na primeira semana de setembro.
Sabemos que a metrópole é a principal janela entre o Brasil e o resto do mundo recebendo informação do planeta e divulgando as manifestações artísticas e culturais do país sempre numa posição de vanguarda. Convidamos Mônica Barbosa uma reconhecida observadora desses eventos para nos contar um pouco do que acontece por lá.

Mônica Barbosa, colunista de design

A 11a edição do DW! 2022 marcou o retorno da importância dos eventos presenciais de design na cidade de São Paulo. De tour guiado à lançamentos de produtos, dos dias 04 a 11 de setembro, a metrópole foi tomada por criativos que ocuparam casarões, edifícios desativados e lojas.

Artista: Felipe Morozini – Foto: Ary Diesendruck

Segundo os organizadores do evento, foram 270 horas de exposição, talks, palestras, mostras, tours guiado, ativações, feiras e eventos, com 118 expositores em 218 ações, visitados por um público estimado de 60 mil pessoas, nos sete distritos presenciais: Alameda Gabriel; D&D Shopping; Shopping Cidade Jardim; Pinheiros/Vila Madalena/Oeste; Shopping Lar Center/Norte; Jardins/Ibirapuera/ Sul; Paulista/Centro/Higienópolis.

Três regiões se destacaram com exibições de qualidade internacional. Começo pelo distrito da Alameda Gabriel. Por lá, a loja Estar Móveis mais uma vez surpreendeu o público com a instigante e provocativa instalação “Tudo que não foi dito”, que explorou a tridimensionalidade da escrita, sob a curadoria de Felipe Morozini. A mostra surgiu da percepção de que diante das grandes questões do mundo atual, cresce a necessidade de expressar sentimentos e angústias através da arte. Na cenografia, as obras estavam distribuídas de forma não-linear para que cada visitante as vivenciasse à sua maneira. Entre os 24 artistas participantes, emprestaram as suas obras, o poeta Augusto de Campos, o compositor Arnaldo Antunes, a artista plástica Regina Silveira.

Instalação “Tudo que não foi dito” na loja Estar móveis. Artista Arnaldo Antunes – Fotógrafo: Ary Diesendruck

Outra parada obrigatória na rua é a By Kamy que desta vez convidou estudantes de faculdades de design gráfico e de games para criar peças para a coleção “DivergenteZ”. O importante designer italiano Gaetano Pesce, também marcou sua presença no evento com o lançamento do tapete “Francesca”. Trata-se da uma ideia de um produto com um design em aberto, dando a possibilidade ser personalizado sobre a padronagem assinada por Pesce. Para diretora da marca, Francesca Alzati, dos 17 aos 82 anos, do manual ao tecnológico, é possível desvendar o futuro sem deixar de lado uma tradição milenar.

Caminhando para o centro, precisamente no Baixo Augusta, a atração “O tempo das Coisas”, que aconteceu no Edifício Virginia, foi uma das mais comentadas. O prédio modernista, de 1950, que estava abandonado há alguns anos, acolheu, em três de seus apartamentos no 9º. andar, quarenta criativos, entre artistas e designers experientes e novos talentos, que mostraram a passagem do tempo, o que foi, é e será para nós e para os objetos, construções e seus usos. O curador convidado pela Somauma, incorporadora proprietária do edifício, foi Claudio Magalhães, idealizador da loja conceitos Barra Funda Autorial, que fica no térreo desta edificação que é cheia de histórias para contar.

Exposição “O tempo das Coisas” – Curador Claudio Magalhães – Artista/Design 1 Juliana Rosa + Francisco Brandão + Jamila Cruzado – Artista 2 Victor Corrêa – Artista 3 Artista Lau Guimarães – Fotografo: Antônio Gama

Meu último ponto de parada nesta semana do design paulistano, foi para me deliciar na belíssima exposição “No Diafragma da Arquitetura”, que nasce na analogia dos elementos essenciais da fotografia, o diafragma, responsável pela captura da luz na lente das câmeras; e um outro diafragma, músculo estriado que separa a cavidade abdominal da cavidade torácica, fundamental para respiração.
Os jornalistas Allex Colontonio e Andre Rodrigues, criadores da atração, buscaram inspiração no poeta da imagem, o francês Cartier Bresson, pioneiro na arte da fotojornalismo, inventor do “instante decisivo”, aquele em que o fotografo prende a respiração para registrar seu testemunho ocular. A dupla selecionou trabalhos de 22 renomados fotógrafos brasileiros que se dedicam a registra a arquitetura. As fotografias ficaram expostos em cabines vermelhas que simularam os primórdios da fotografia e também em projeções mapeadas.

A próxima edição da DW! vai acontecer em breve, em nova data, nos dias 11 a 19 de março de 2023. Até lá!

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement