Foto: Divulgação
Arte Entrevistas

Entrevista exclusiva com realizadores da Men Who Dance

Sending
User Review
0 (0 votes)

Men Who Dance é um projeto do Instituto Coreográfico Interamericano (ICI). O projeto foi lançado em novembro do ano passado e foi a primeira apresentação de dança de volta para um grande teatro, neste caso o Broward Center for the Performing Arts, já que todos os teatros foram fechados em meados de março de 2020 devido à pandemia de Covid. Men Who Dance reuniu várias grandes companhias e artistas convidados do sul da Flórida e apresentou um show para o primeiro público aprovado pelos padrões do departamento do CDC.

Men Who Dance não é uma competição; é uma mostra de talentos excepcionais, uma ocasião global para dança e intercâmbio cultural. Conforme prometido em novembro de 2020, Men Who Dance Global foi lançado internacionalmente. Em maio passado, a cidade de São Paulo, Brasil, foi escolhida e se tornou a primeira cidade da América Latina a receber o projeto. O ICI convidou diretores de grandes companhias, professores e coreógrafos da cidade como Cisne Negro, Intuicao e Sopro Companhia de Danca para oferecer um workshop de três dias totalmente gratuito para dançarinos profissionais e pré profissionais. Mais de 100 inscrições foram recebidas para apenas 30 vagas disponíveis por questões de saúde pela Covid. Ao final de três dias de intensas aulas e workshops, os diretores e coreógrafos brasileiros escolheram o talentoso jovem João Pedro da Silva, que representará o Brasil no Festival nos próximos dias 27 e 28 de novembro de 2021 no Broward Center em Fort Lauderdale.

Joao Pedro da Silva

·  Qual será o repertório das apresentações de 2021 da Men Who Dance?

O objetivo de Men Who Dance é trazer ao palco uma grande diversidade de temas e estilos de dança com o propósito de desconstruir, explorar, negar ou exaltar os diversos perfis, sejam eles percepções ou estereótipos do gênero masculino. Assim, com cada companhia, e cada coreógrafo com sua formação particular e única, surge um repertório extenso e diversificado. Algumas das peças apresentam diversidade em termos de "bravura" física em técnicas clássicas, contemporâneas, modernas e urbanas, enquanto outras se aprofundam na psicologia do gênero. Por exemplo, o Arts Ballet Theatre de Miami apresentará a variação masculina de Tchaikovsky Pas de Deux, enquanto Pontus Lidberg estreia um Pas de Deux com dois homens.

·  O que o público pode esperar da performance de Men Who Dance na temporada deste ano?

Além de uma noite divertida, o objetivo com Men Who Dance é que o público entenda, se identifique e apoie a ideia de que a dança é parte integrante de nossas vidas, e que a figura do homem na dança é algo natural, principalmente por meio a extensa diversidade cultural. Este ano começamos a explorar a questão do gênero dentro das variantes culturais de cada país. Começamos em maio de 2021 com a estreia do Workshop Global Men Who Dance na cidade de São Paulo, Brasil. Depois de uma intensa seleção, trazemos ao palco um jovem bailarino, João Silva, em representação do Brasil, que interpretará uma peça da renomada diretora e coreógrafa brasileira Alice Arja, da cidade do Rio de Janeiro.

·  Como foi trabalhar com o aclamado coreógrafo Pontus Lidberg neste novo projeto?

Pontus Lidberg chega a Men Who Dance como um artista convidado. O aclamado e premiado dançarino, coreógrafo e cineasta criou trabalhos para as principais companhias do mundo e atualmente é o Diretor Artístico do Teatro de Dança Dinamarquês. Pontus chega a Men Who Dance atraído pelo tema do festival e por sua longa história pessoal de inclusão da dança em pares de homens. Para esta ocasião, ele criou uma nova peça intitulada "Wings and Ash" com música original de David Lang.
Pontus Lidberg Photo by Nir Arieli

·  Para o público de casa que não conhece o Men Who Dance, explique um pouco mais sobre a história e missão desse projeto?

Men Who Dance é um projeto do Instituto Coreográfico Interamericano. A missão do Instituto é “Promover e fomentar a criação e / ou apresentação de obras artísticas e coreográficas que reflitam os paradigmas culturais e a consciência das Américas; elevar sua importância nacional e internacional; e promover o desenvolvimento sócio-econômico cultural por meio de empresas público-privadas. " Além disso, busca incentivar, apoiar e criar colaborações nacionais e interamericanas entre organizações culturais, artistas, apresentadores de arte e outros, que promovam as artes por meio da educação especializada, proporcionem desenvolvimento e apoio artístico, ofereçam apresentações públicas, participem de atividades de divulgação. comunidade e patrocinador de iniciativas sustentáveis ​​para a força de trabalho relacionada às artes.

·  Você pode comentar sobre a importância de afirmação do papel do homem no universo artístico da dança?

Tradicionalmente na dança clássica, o Ballet, os papéis são extremamente definidos pela questão de gênero. As mulheres costumam usar sapatilhas de ponta e tutus, enquanto os homens são relegados ao papel de companheira e apoio. Porém, com a chegada de novas modalidades de dança como moderna, neoclássica, contemporânea, jazz, entre outras; a presença de homens no palco em shows, teatro, comercial e produção de vídeo cresceu e evoluiu exponencialmente. Os homens já não são apenas a “moldura que sustenta a imagem”, mas muitas vezes assumem o centro da questão. As questões relacionadas aos homens têm se tornado diversas, pessoais e multiculturais, mostrando não apenas seus pontos fortes, mas também suas vulnerabilidades.

·  Comente sobre a importância deste festival para a cena cultural do Sul da Flórida?

Uma das conquistas mais importantes de Men Who Dance através desta plataforma de palco é reunir grandes empresas e artistas em um esforço colaborativo - sob uma frente unida - e demonstrar o alcance e o impacto positivo de várias missões artísticas que têm um tema em comum compromisso para o benefício e o crescimento cultural de toda a comunidade do sul da Flórida. É importante que as organizações culturais tenham uma visão mais ampla e inclusiva da comunidade estendida do sul da Flórida, em comparação com seus condados e municípios com suas limitações geográficas ou fronteiras políticas.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 28 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page