Culinária

Dia Nacional do Pudim: como não errar na receita?

Sending
User Review
0 (0 votes)

O chef Gabriel Pita releva os segredos por trás de uma das sobremesas mais famosas da Doceria Zucker, um pudim cremoso e fácil de fazer

No dia 22 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Pudim e para celebrar essa data especial, Gabriel Pita, chef da Doceria Zucker, compartilha suas dicas para preparar um pudim perfeito. “Eu demorei bastante para desenvolver a minha receita, porque pequenos detalhes importam em doce tão delicado. Eu acho que o pudim deve ser cremoso e consistente, mas muitas pessoas ainda tem dificuldade em acertar a receita”, relata Gabriel. Desde o tempo de forno até os ingredientes corretos e a maneira ideal de desenformar, fazer essa sobremesa deliciosa pode ser um verdadeiro desafio, mas com os truques certos, qualquer um pode fazer em casa.

Como fazer o caramelo perfeito?

O chef esclarece que, além de uma base deliciosa, o caramelo é uma parte crucial da receita. “As pessoas erram quando deixam o caramelo muito dourado. Quando o pudim vai ao forno, a calda continua cozinhando e você pode amargar a sua sobremesa”, compartilha Gabriel Pita.

Para um caramelo liso e saboroso, misture 1 parte de açúcar para ½ parte de água e dissolva todo o açúcar antes de levar ao fogo. Comece usando o fogo médio, mas quando começar a borbulhar, baixe o fogo e mexa sem parar. Você sabe que sua calda está perfeita quando ela está líquida e levemente dourada.

Como preparar minha forma de pudim?

Fique tranquilo, Gabriel conta que mesmo sem untar, o seu pudim não irá grudar. O caramelo é o desmoldante do pudim e para facilitar que ele saia perfeitamente, é importante espalhar a mistura por toda a forma antes de adicionar a massa.

Como deixar meu pudim mais cremoso?

Uma preferência do chef é um pudim sem furinhos para uma sobremesa mais delicada. “Eu acho que sem os furinhos, que na verdade são bolhas de ar, o pudim fica mais cremoso e a textura fica mais aveludada. Mas, isso não altera em nada na base do pudim e fica à escolha de quem vai preparar”, diz o chef.

Após bater a massa, o chef passa todo o líquido por uma peneira antes de transferir para a forma, para tirar todo o ar da mistura. Se você gosta do pudim com furinhos, bata a massa no liquidificador e transfira o conteúdo direto para a forma.

Como assar o pudim perfeitamente?

Use o papel alumínio para, além de evitar que água fervente respingue dentro da sobremesa, impede que uma camada de nata se forme por cima do pudim. Use o banho maria sempre, nunca deixe seu pudim em contato direto com o calor.

Uma outra dica do chef é cozinhar seu pudim em fogo muito baixo, aproximadamente 160C, para que ele fique mais cremoso e macio.

Sobre a Doceria Zucker:

Zucker, a renomada doceria comandada pelo chef Gabriel Pita, figura entre as dez confeitarias brasileiras de maior destaque no iFood. Especializada em sobremesas finas e alta confeitaria, a marca tem conquistado paladares e se destacado pela excelência de seus produtos. Entre as principais vendas da Zucker estão: brownie de chocolate belga, Torta de Pistache, Torta Chocolatuda e Banoffe. Com duas lojas físicas em São Paulo, nos bairros Jardins e Mirandópolis, a doceria também possui delivery próprio.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 18 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page