Curta a companhia de sua mãe e a encha de carinho
Dia das Mães
Anual

Dia das Mães

Celebre o dia das mães, um dia muito especial.
Sending
User Review
0 (0 votes)

Muita gente costuma dizer que “o Dia das Mães é todo dia”. Mas se dermos uma conferida na história, já na Grécia Antiga havia uma data especial para celebrar a figura materna. Os primeiros indícios da comemoração mostram que os gregos prestavam homenagens à deusa Reia, mãe comum de todos os seres, e faziam ofertas, oferecendo muitos presentes. Os romanos também faziam esse tipo de celebração, que durava cerca de três dias (entre 15 e 18 de março). Também eram realizadas festas em homenagem a Cibele, mãe dos deuses.

Mas a data ganhou um caráter cristão em uma celebração em homenagem à Virgem Maria, a mãe de Jesus. No século XVII, a Inglaterra surge como motivadora desse tipo de evento, celebrado no país no quarto domingo da Quaresma e denominado de “MotheringDay”. A partir daí, os operários passaram a ter esse dia de folga com o intuito de visitarem suas mães.

No Brasil, o dia é comemorado sempre no segundo domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas). Aqui nos Estados Unidos, a ideia de criar uma data especial para as mães foi proposta por Anna Jarvis. Ela queria criar um dia em homenagem a sua mãe, que havia sido um exemplo de mulher por ter prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Em 1858 ela fundou os “Mothers Days Works Clubs”, realizando campanhas em prol das mães trabalhadoras e espalhando mensagens da importância dessa figura na vida das pessoas. A data foi oficializada nos Estados Unidos em 1914, pelo presidente Woodrow Wilson (1856-1924). Mas com o passar dos anos, a própria Anna Jarvis percebeu que a data foi se tornando muito comercial e a celebração tornou-se uma grande tristeza para ela, pelo fato de seu principal objetivo – agradecer a presença das mães – não ter sido alcançado. Mas após essa iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.

Hoje o Dia das Mães é comemorado quase no mundo todo e ganhou esse mesmo caráter comercial, principalmente ditado pelas lojas e pela publicidade. Mas mesmo por trás desses aspectos, o Dia das Mães é muito especial para lembrar e homenagear esse ser humano que gerou ou criou outra pessoa e carrega em si o maior amor do universo, o amor de um filho. Por isso, neste mês de maio celebre a vida de quem te deu a vida. Feliz Dia das Mães!

Comente

Clique aqui para comentar

You cannot copy content of this page
X