Programe-se

‘Como Será?’ estimula a mobilização pela causa ambiental

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Com a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, programa dá dicas de como as pessoas podem incluir mais atitudes sustentáveis em suas rotinas
Thaís tem 16 anos e coleta óleo de cozinha entre seus vizinhos. Ramon tem 34 e planta árvores no bairro onde mora. E você, o que faz para preservar o meio ambiente? Com a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, o ‘Como Será?’ tem um objetivo: despertar em cada espectador a vontade de se engajar na causa ambiental. Para isso, apresenta iniciativas individuais inspiradoras de preservação. A estudante Thaís Mendes, moradora de Jardim América, na Zona Norte do Rio de Janeiro, integra o projeto “Elos de Cidadania”, em que alunos promovem ações de sustentabilidade dentro da escola técnica. Ao descobrirem que o óleo vegetal é um dos grandes poluidores dos rios da região, Thaís e alguns amigos decidiram ampliar a ação para as ruas da região e implantaram um sistema de coleta na vizinhança. Além de atuar em prol do meio ambiente, o projeto investe o dinheiro arrecadado com a venda do produto em cursos preparatórios para jovens de baixa renda. Já Ramon Soares criou o “Não Corte, Plante”, que revitaliza áreas degradadas no bairro de Pau Grande, na cidade de Magé, também no Rio. Ele e os vizinhos plantam mudas em locais como praças abandonadas e lixões. Ramon promove, ainda: caminhadas para recolher lixo em cachoeiras, almoços de conscientização e oficinas de compostagem. Graças às suas ações de mobilização, a região foi incluída na Área de Proteção Ambiental. A reportagem apresenta também, como exemplo de mobilização institucional, o projeto GPS Mata Atlântica, da ONG SOS Mata Atlântica, em que as pessoas podem cadastrar projetos pessoais de preservação ambiental ou mostrar suas atitudes no dia a dia para melhorar a qualidade de vida no planeta. Os depoimentos inspiram outras pessoas a agir, formando uma corrente do bem. Atualmente há mais de 150 causas cadastradas.
No estúdio, Sandra Annenberg recebe a Gerente de Comunicação e Campanhas do Instituto Akatu, Gabriela Yamaguchi, para dar dicas de como as pessoas podem ter mais atitudes sustentáveis em suas rotinas. Ela fala sobre como cada um pode diminuir os resíduos gerados, ser menos consumista e como disseminar melhores práticas no local de trabalho. Uma dica para testar em casa: avalie há quanto tempo um objeto está sem uso. Se ele estiver encostado há mais de um ano, provavelmente pode ser descartado. Durante a conversa, Gabriela também responde dúvidas dos espectadores. Em um vídeo do Missão Possível, a própria Sandra mostra que atitudes sustentáveis ela adota na sua vida.
No ‘Grandes ideias, pequenas invenções’, alunos de uma escola municipal de Passos, em Minas Gerais, criaram um fogão sustentável, apenas com jornais, sacos plásticos, caixa de papelão e uma lata de tinta que funciona à base de luz solar. Quer saber como funciona? O ‘Como Será?’ mostra.
O ‘Hoje é dia de…’ vai desvendar o que há por trás de uma piada ruim. Alexandre Henderson acompanha um dia na vida de Gabe Cielici, contador de piadas que aproveita as ruas de São Paulo para testar suas novas anedotas. O ator comanda um concurso de piadas em plena Avenida Paulista. Alexandre conhece Bruno Bock e Rolandinho, do canal de vídeos Pipocando, e também entrevista os atores/palhaços Hugo Possolo e Raul Barreto, do Grupo Parlapatões. Por fim, o apresentador vai a um stand-up open mic, bar onde o microfone permanece aberto para quem quiser contar uma piada. Detalhe: o próprio Alexandre arrisca uma performance.
Sobre o ‘Como Será?’
‘Como Será?’, parceria do Jornalismo e da área de Responsabilidade Social da Globo com a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo compartilhar com o público experiências transformadoras, exemplos de cidadania e colaborar para a construção de um futuro melhor ao tratar de maneira integrada temas como educação, ecologia, mobilização social, trabalho e inovação. É um espaço para apresentar, conhecer e incluir pessoas e ideias, que conta com a interatividade como grande aliada.
O programa vai ao ar no canal internacional da Globo neste sábado, 4 de junho, nas Américas, domingo, dia 5, no Japão e Austrália, e sábado, 11 de junho, na Europa e África.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 20 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page