Vida e Saúde

Stress

Enquanto estressada, tentando me concentrar em um tema para este mês, com uma filha no colo e a outra me chamando a cada 30 segundos, lembrei-me que em maio homenageamos as mães, e que junto à felicidade da maternidade vem também o stress.

O stress é uma reação natural desenvolvida em nossos ancestrais, principalmente em mães, para proteger contra qualquer perigo ou ataque de predadores. Quando nos sentimos ameaçados, o hipotálamo, localizado no cérebro, sinaliza às glândulas adrenais para liberarem hormônios como o cortisol e a adrenalina. Esses hormônios atuam no sistema cardiovascular, aumentam o açúcar no sangue, promovendo energia ao cérebro e aos músculos numa situação de emergência.

O problema do mundo moderno é que estamos constantemente em situações que podem ser percebidas como uma ameaça (ou seja, em stress crônico) e, com isso, todas essas reações e o excesso destes hormônios passam a ser prejudiciais ao nosso organismo, aumentando a chance de problemas como depressão, ansiedade, doenças cardiovasculares, insônia, problemas digestivos, aumento de peso, baixa imunidade etc.

E como lidar com o stress?

A saída é resolver o problema ou mudar a maneira como você o encara, mudando sua perspectiva. Uma alimentação saudável, exercícios regulares, noites bem dormidas, práticas de relaxamento, bom senso de humor e preservar boas amizades são componentes essenciais para diminuir o stress.

Meditação e terapia cognitiva-comportamental (TCC) também têm mostrado excelentes resultados. A TCC foca em modificar a sua percepção e atitudes perante a problemas, e a meditação visa que a pessoa esteja em posição confortável, concentrando-se na sua respiração, sem se preocupar internamente com passado ou futuro.

Portanto, mães (e outros sofrendo desse mal), a chave para controlar o stress crônico é ter a consciência de sua presença e saber administrá-lo.

* A médica Cindy Shaffer é brasileira, clínica geral especializada no bem estar e prevenção. Atua em Miami Beach juntamente com o cardiologista Dr Arthur Agatston, parte do Baptist Health Medical Group. Mais informações pelo número (305) 538-3828 ou em http://facebook.com/cindyeshaffermd

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 18 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page