User Review
( votes)Por Dra. Cecília Magalhães
Cães e gatos têm tireoides, sim. São duas pequenas massas localizadas no pescoço, uma de cada lado da traqueia. Essas pequenas glândulas são tão importantes para nós como para os nossos pets.
As tireoides são consideradas como o botão de volume do nosso metabolismo, afetando todas as células. Quando há muito hormônio, hipertireoidismo, os principais sintomas são: o coração acelera, a pressão sanguínea aumenta e há uma queima maior de gordura com significativa perda de peso. E quando há pouco hormônio, hipotireoidismo, o animalzinho se torna obeso, preguiçoso e apresenta perda de pelos.
O hipotireoidismo é mais comum em cães entre 5 e 7 anos de idade. Já o hipertireoidismo é mais comum em gatos a partir dos 7 anos.
O diagnóstico é feito, principalmente, medindo o nível do hormônio T4 no sangue do seu pet. Se o hormônio estiver alterado, o seu veterinário pode pedir exames mais detalhados para excluir outras doenças como diabetes e problemas renais.
O tratamento varia conforme o problema e a espécie. No hipotireoidismo usamos um comprimido que pode ser dado uma ou duas vezes ao dia, dependendo da resposta individual, que será avaliada com a repetição dos exames de sangue. Já no hipertireoidismo podemos usar comprimidos, cremes das orelhas, remoção das tireoides através de cirurgia se a causa for a presença de um tumor e até radioterapia para diminuir o tamanho das tireoides.
Todo tratamento, incluindo benefícios e efeitos colaterais, deve ser analisado e ponderado com muito cuidado entre você e o seu veterinário. O interesse mútuo é o bem-estar do seu pet.
Dica: se o seu animalzinho estiver perdendo ou ganhando peso, é o momento de procurar o seu veterinário.
Comente