User Review
( votes)“Às vezes penso que sou um pouco brasileiro também”. Esta fala, vinda de um português, mostra que a semelhança entre as duas nacionalidades, por muitas vezes, está além somente do idioma. Raul Manuel Rodrigues da Silva, conhecido como Braga, o nome da cidade lusitana onde nasceu, tem, além deste sentimento genuíno, outras características fortes que o fazem parecer mesmo com um autêntico brasileiro: alegria em viver, paixão pelo que faz, bom humor no trabalho, facilidade em fazer amizades, mantê-las e valorizá-las.
Braga é o nome à frente do Braga Restaurant – sim, é redundante, mas essa alcunha lhe foi atribuída há tantos anos que não haveria outro nome que se encaixasse tão bem ao empreendimento. O estabelecimento que oferece comida portuguesa da melhor qualidade está localizado na rua Coral Way, a apenas duas milhas da avenida Brickell, em Miami. Junto com dois sócios brasileiros, o empreendimento foi aberto no início de 2020, somente um mês antes da pandemia ser decretada nos EUA. E, como todo empreendimento do ramo, teve que se adaptar. Passaram a vender a comida takeout inicialmente e, como o carro-chefe deste charmoso lugar é realmente a qualidade do menu, nem podemos dizer que isso, de alguma forma, não foi um bom início. Mas a verdade é que desde que as restrições foram afrouxadas, a aconchegante varanda do Braga passou a ser palco de experiências gastronômicas inesquecíveis para os que ali sentam. O correto seria chamá-los de clientes, mas “são amigos, são família”, como o próprio enfatizou. “Graças a muito trabalho, desde que fomos autorizados a funcionar, temos tido muito movimento na casa que tem estado sempre cheia”, conta.
Esta relação, de quase intimidade com quem frequenta o Braga (restaurante) não é uma novidade para quem conhece o Braga (pessoa física). E as duas coisas acabam mesmo se misturando. Com toda a simpatia que lhe é inerente, entre brincadeiras e bom papo, quem vai ao local acaba conquistado de várias maneiras: pelo paladar, pelo atendimento exemplar e pelos bons momentos. Por ser uma pessoa conhecida no ramo, o espaço já está bem conhecido em Miami, em tão pouco tempo.
Para contextualizar um pouco esta trajetória, precisamos contar um pouco do Raul. Bem jovem, aos 22 anos, saiu de Portugal, por necessidade, através de uma oportunidade de trabalho em navios de cruzeiro. Chegou aos EUA em 1989 pela primeira vez, mas também conheceu o mundo atuando neste ramo – no Brasil, já esteve durante seis anos em trabalhos a bordo e, nas férias, visitou muitos lugares, fez amizades verdadeiras e tem ótimas lembranças. “Gosto muito da cultura brasileira, me identifico com o jeito de viver no país”, conta. “Acho que os portugueses e brasileiros têm muitas coisas em comum além da língua, especialmente o apreço pela boa culinária”, completa. “Amo o rodízio à moda brasileira e o primeiro prato que me encantou foi uma moqueca picante de peixe que experimentei no Nordeste”.
E por falar em culinária, quando o assunto é “comer um bom bacalhau em Miami”, o Braga Restaurant tem sua posição cativa. Muito frequentado por clientes-amigos brasileiros, hispânicos, portugueses e americanos, o menu é repleto de iguarias lusitanas que, além do peixe mais famoso das águas geladas, vão desde os veganos e vegetarianos até os mais tradicionais com carne bovina, porco, frango e frutos do mar. As sobremesas típicas também não ficam de fora. No serviço, uma carta de vinhos, composta em quase sua totalidade, por famosas opções portuguesas das mais diversas castas de uvas, além da cortesia adoçada ao final da refeição: “oferecemos um cálice de vinho do porto como uma generosidade a cada cliente”, conta. Os Bolinhos de Bacalhau são unanimidade nos pedidos feitos por brasileiros, bem como outros pratos que levam a iguaria como o Bacalhau com Natas ou o Bacalhau à Braga – receita típica da referida cidade. “Pratos que levam o bacalhau desfiado são sempre um sucesso entre os brasileiros. É um público que aprecia muito a culinária lusitana. Acho até que gostam mais da nossa comida do que os próprios portugueses”, diverte-se.
Bacalhau a Gomes de Sá Bacalhau Assado
Entre a clientela que prestigia o local, nomes famosos foram conquistados pelo paladar. João Mendes Pereira (Cônsul-Geral do Brasil em Miami), Alberto Carvalho (Superintendente de Ensino de Miami-Dade) e os atores Anthony Mackie (Falcon da Série Marvel) e Robert Ashenoff Jr (reality South Beach Tow) já marcaram presença por lá. Mas isso não envaidece o Braga. “É extremamente gratificante saber que pessoas públicas estiveram aqui, gostaram da comida e divulgaram o restaurante. Mas o que importa para mim é que eles, assim como todos os outros, tenham vontade de voltar porque tiveram uma boa experiência”, explica. “Principalmente agora, nesta época em que ainda vivemos com algumas restrições e as pessoas estão ansiosas por mais liberdade, nosso objetivo não é oferecer só a comida – isso, o cliente pode encontrar em vários outros lugares –, mas oferecer um conjunto de motivos: ele come bem, paga o justo, é bem atendido e garante bons momentos”, completa.
Lula grelhada Amêijoas à Bulhão Pato
E os planos de Braga não param por aí. Aquele sentimento de “brasilidade” em breve provavelmente ficará ainda mais aflorado. O Boteco do Braga é um projeto com outros investidores, com planos para sair do papel ainda em 2021. “Vamos unir as duas melhores características Brasil-Portugal com boa comida, boa bebida e, claro, novas oportunidades de encantar os clientes-amigos”, conclui.
O carisma natural do Braga
“O Braga adora o que faz, e faz de tudo para que as pessoas se sintam bem no restaurante. Conhece muito sobre vinhos e sempre recomenda a opção que mais combina com cada tipo de comida. É exigente com o trabalho, gosta da perfeição e trabalha incansavelmente para isso. Quer sempre oferecer o que há de melhor e se prende a mínimos detalhes que agradam os clientes e faz com que eles se sintam em casa. Conhece o Brasil e adora os brasileiros, que são presença constante no restaurante. Faz pratos diferenciados e com desenhos coloridos para as crianças.
É atencioso, gosta de conversar sobre diversos assuntos, não se esquece dos detalhes – geralmente na segunda ida do cliente ao restaurante, se lembra da bebida e do prato escolhidos na visita anterior –, mas também respeita o cliente que deseja privacidade. Com um atendimento totalmente diferenciado, conquista os frequentadores e os transforma em amigos. Um exemplo é a história de um casal de cubanos que ele ainda não conhecia, mas que não conseguiram vaga no restaurante logo quando inauguramos porque estava cheio. O Braga, com toda a sua simpatia, logo ofereceu um vinho e pediu que eles voltassem. Eles não só voltaram, como hoje são uns dos mais assíduos e dizem que ‘quando estão no restaurante, se sentem em casa e não têm vontade de ir embora’. Ele é único, e seu carisma é uma característica natural. Ama o que faz e é muito feliz fazendo as pessoas felizes”.
Depoimento de Humberto Fontenelle (sócio brasileiro no Braga Restaurant)
“O Melhor Bacalhau de Miami”
Funcionamento: Almoço e Jantar
O BRAGA é um restaurante português, pequeno e aconchegante com área interna e uma simpática varanda. No menu, pratos selecionados que remetem à herança da culinária portuguesa, com preços acessíveis.
A escolha do nome do restaurante tem o mesmo significado do porquê o Raul é conhecido como Braga, uma homenagem à cidade de Braga onde nasceu, eleita pelo jornal ‘The Guardian’ como a “cidade mais encantadora de Portugal”. A cultura e, principalmente a gastronomia riquíssima, estão entre as qualidades destacadas pela publicação britânica.
Serviço:
Braga Portuguese Restaurant
1401 SW 22nd St, Miami, FL 33145 (305) 392-0959 – bragarestaurant.com
Comente