Interior Design Myrna Porcaro. Foto: Jomar Bragança
Decor Myrna Porcaro

Beleza, conforto e cura no Interior Design

Por Myrna Porcaro é Interior Designer na Flórida onde assina diversos projetos residenciais. Para conhecer mais seu trabalho, visite o site myrnaporcaro.com ou Instagram @myrnagondimporcaro
Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Nossa coluna desse mês tem o objetivo de nos fazer pensar sobre a beleza. O que seria um belo Design de Interiores para você?

Precisamos levar em conta que o conceito de belo é muito relativo e que pode ser a reunião de uma preferência estética acompanhada de uma busca por harmonia, conforto e, acima de tudo, funcionalidade.

Após o período pandêmico nossas casas estão se tornando um oásis de bem-estar, aconchego e tranqüilidade. E dentro do critério de cada um, o mais lindo local para viver.

Como aliar decoração e bem estar? A neuroarquitetura é o estudo que relaciona o corpo e a mente com as construções onde trabalhamos e vivemos. Arquitetos e Designers de Interiores têm recorrido a estudos científicos para projetar casas e escritórios que proporcionem bem estar às pessoas que irão ocupar esses espaços.

E comprovado que nossos sentidos, percepções, pensamentos e emoções respondem à qualidade do ar, da luz, do som, das cores e texturas presentes nos ambientes que vivemos.

Sim, porque as pessoas passaram a olhar o lar como a exteriorização de suas vidas. Passaram a ver suas casas como espaço de dormir, comer, conviver com a família, mas também como local de trabalhar, estudar e exercitar.

Para ter um caminho mais curto e eficiente, você precisa de um profissional da Arquitetura e Design de Interiores como aliado. A atenção desses profissionais está voltada para o belo, o estético, mas também para o conforto e a funcionalidade.

Um bom profissional possui uma visão mais abrangente de todas as soluções que podem tornar sua casa mais bela, eficiente e prazerosa. Entendem e decifram as preferências dos clientes traduzindo suas expectativas num projeto visual e funcionalmente adequado a cada família.

O equilíbrio entre a forma e a função é algo fascinante pois esse equilíbrio tem o poder de tornar a vida melhor, a rotina mais pratica, confortável e divertida. Essa é a chave de um projeto bem feito.

Geralmente o caminho começa com várias conversas e coleta de dados. É muito importante que o profissional contratado entenda seu estilo de vida, gosto pessoal, preferências de todos da família. Também é preciso elencar as prioridades e como cada espaço da casa será utilizado.

A criatividade é muito importante na busca da melhor forma ou projeto. E, claro os orçamentos também já que todos possuímos verbas a respeitar.

Além de estilos, cores e produtos um bom profissional vai apresentar ao cliente opções para usar seus espaços da melhor maneira possível. Um bom Projeto de Interiores pode ser inclusive fonte de inspiração para novos hábitos ou rituais de relaxamento, tais como meditação, yoga, hidroginástica, etc. Tudo isso favorece muito a qualidade de vida.

A exposição à luz equilibra o ritmo do corpo e da mente. Dessa forma, a luz do sol é chave na composição de um espaço.
Interior Designers são experts na arte de distribuir corretamente os espaços e os móveis usando a luz natural como aliada. E também de evitar ofuscamento ou super aquecimento.

Se você trabalha em casa, posicione a mesa de trabalho próxima a uma janela que se beneficie da luz natural. Se ela tiver uma vista agradável melhor ainda! Da mesma forma que a luz alegra e dá energia, a diminuição da luz proporciona relaxamento, impactando diretamente o ritmo biológico e cardíaco. Assim, é importante não ficar exposto a luz azul, ou seja, de equipamentos como celulares e tablets, ao final do dia. Isso melhora o sono, digestão e apetite.

Nas áreas de estudo das crianças em quartos ou escritório o conforto é fundamental. E precisamos evitar distrações desnecessárias no campo de visão para estimular a concentração.

Interior Design Myrna Porcaro. Foto: Jomar Bragança

A iluminação artificial é um poderoso ingrediente nos projetos de iluminação que devem vislumbrar a multiplicidade de funções de cada espaço, dar destaque a pontos especiais, além de privilegiar a luz indireta e relaxante. Automação dos equipamentos luminotécnicos já é uma ferramenta possível a qualquer projeto. Eu diria até necessária já que protege do desperdício de energia, gera muito conforto e aumenta a segurança.

Todos sabem o quanto o barulho pode deixar um ambiente desconfortável. Dessa forma, em casa deve-se estudar os ambientes onde a ausência de som é importante. Por exemplo, em espaços de concentração e trabalho, o silencio deve ser privilegiado. Do ponto de vista da decoração, isso pode ser atingido usando materiais adequados para absorver ou barrar o som. Por exemplo, uso de tapetes e carpetes no piso e tecidos ou madeira nas paredes. As salas de cinema são ótimos exemplos de espaço que necessitam de tratamento acústico.

A culinária se tornou uma atividade muito apreciada e com elas as cozinhas ganharam espaço e visibilidade. As cozinhas integradas são a melhor solução para estimular o convívio da família. A Cozinha ajuda a relaxar estimula os sentidos e energiza a casa.

Terraços, decks e jardins merecem toda atenção para incentivar a vida ao ar livre. Uma grande integração entre os espaços internos e externos está sempre presente nos melhores projetos.

Cuidar das plantas e flores da casa poder ser mais benéfico do que você imagina. É uma atividade relaxante, prazerosa e que ajuda a espairecer a cabeça. Pense em cultivar uma hortinha em casa ou então um jardim com flores e plantas variadas, seja em vasos ou então na sua área externa como jardim ou quintal além de terapia, você ainda terá uma decoração linda e fresca em casa.

Interior Design Myrna Porcaro. Foto: Jomar Bragança

Se você tem uma área externa na sua casa, não importa o tamanho, desfrute-a ao máximo. Uma área externa pode ser válvula de escape, um sopro de ar fresco e o cantinho mais especial da casa. Prepare-a com móveis confortáveis, decore-a com almofadas, vasos e plantas, coloque uma mesa para realizar as refeições, uma rede e aproveite seu pedacinho de paraíso.

Os banheiros se tornam cada dia mais em espaços dedicados ao cuidado próprio, ideais para banhos relaxantes e rituais como massagens, maquiagens, tratamentos nos cabelos. Transformaram em salas de banho ou spas. Pequenos espaços com banheira de hidromassagem, duchas e saunas podem ser montados em um terraço ou canto do jardim, também.

Finalmente, invista numa vida melhor, mais tranquila e saudável. Nossa casa é nosso refugio de proteção, introspecção, convívio com quem mais amamos. Um lugar onde estamos seguros e onde somos felizes. Nossa casa deve ser exclusiva, confortável e com toda certeza, bela!

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 21 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page