Wal Reis

As dores com nome e sobrenome

Sending
User Review
0 (0 votes)

Cada dor tem um vilão ou, no mínimo, um protagonista.

*Wal Reis

Quando a gente está no Metrô e vê no fundo do vagão aquele homem tentando disfarçar o choro atrás dos óculos escuros; quando sua amiga pede socorro no meio da madrugada porque a dor, para a qual não existe analgésico, estava insuportável; quando o mundo fica sem propósito e sair da cama exige um esforço incrível, existe um nome e um sobrenome por detrás de cada uma dessas tristezas. Aliás, existe um nome e sobrenome para quase todas as tristezas.

E seu mundo retrocede por conta daquele CPF. Tudo funcionava tão bem e, de uma hora para outra, as engrenagens da vida emperram. Você tem um monte de possibilidades no trabalho, uma família que te ama, saúde para dar e vender. Às vezes até dinheiro. Mas nada motiva: onde quer que vá arrasta aquela corrente: uma corrente com nome e sobrenome.

É injusto tudo estancar – menos as lágrimas – por conta de outro ser humano, que nem pediu para ser o motor de arranque da sua existência. Ou que não está mais aqui por absoluta falta de arbítrio, que se foi e deixou só isso mesmo: o nome e o sobrenome.

A mesma alcunha que foi adicionada com alegria em sua lista de contatos. Figurou entre os favoritos da agenda eletrônica. Agora está ali, perdida entre tantas outras, em ordem alfabética, e não mais como contato constante. Os algoritmos da inteligência artificial do seu celular foram mais hábeis para entender que aquele nome e sobrenome deveriam ser colocados de lado. Você conseguiu excluir todas as conversas e mídias, porém não teve fôlego para sacá-los de vez, embora saiba que, apesar de o número ainda estar registrado pelo mesmo assinante, ao chamar seria atendido por outra pessoa, com igual nome, sobrenome e, macabramente, a mesma voz, mas a similaridade pararia por aí.

Alguns lutos são assim: para passar de fase é necessário ir desapegando em ritmo próprio, para que, um dia, aquele nome e sobrenome não passem de um registro em algum cartório civil do mundo.

*Wal Reis é jornalista, profissional de comunicação corporativa e escreve sobre comportamento e coisas da vida. Blog: www.walreisemoutraspalavras.com.br

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 28 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page