Wal Reis

Amizade: nem sempre precisa ser “para sempre”

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Amigos são aves migratórias que podem não achar o caminho de volta

É comum nos compadecermos de amigos que ficaram nas fotografias de antigamente. Pessoas que não envelhecem com a gente. Moram em cenários do passado e – na maioria dos casos – é lá que devem permanecer.

Isso porque arrastar amigos que fizemos na infância, como uma espécie de patrimônio pessoal, pode entupir a capacidade de atrair os novos. Acredito numa lógica que envia amigos certos para cada fase da vida.

Imagine que você e um amigo iniciam uma maratona juntos. Em certa fase da corrida, o caminho bifurca e seu parceiro decide seguir pela sombra. Você opta pelo sol, assim como outros que, até então, nem tinham sido notados. Naquele momento, o grupo que corre por estrada aberta tem mais afinidade com você que seu amigo da largada. E isso não é bom nem mau: é natural.

 Mudamos o tempo todo. Portanto, é esperado que as pessoas ao nosso redor também girem. Sabe aquele vestido lindo de babado azul turquesa que fez sucesso no casamento de sua prima nos anos 1980? Provavelmente hoje você não usaria mais. E não apenas porque saiu de moda ou seu corpo mudou, mas porque hoje você nem gosta tanto assim de azul turquesa ou de babados.

 Entender que os melhores amigos foram melhores para determinada fase é compreensão que evita se alimentar do passado. Eles te consolaram quando chorou por um amor platônico aos 18 anos? Talvez não seriam tão eficientes para lidar com seus problemas mais robustos de hoje.

Mas há os que permanecem. E claro: é uma delícia ter ao alcance aqueles que conhecem nossas familias, entendem nosas caras e bocas e gargalham relembrando fatos do passado, que só fazem rir você e ele porque foram os protagonistas da história.

História que, às vezes, toma o trem de volta e faz regressar o amigo que pegou a bifurcação lá atrás. Chegou de cabelos brancos, com o rosto cansado da viagem e pronto para saber o que perdeu durante a ausência. Portanto, deixe ir: o que precisa voltar, sempre desembarca na próxima estação.

#amizade #parasempre #relacionamento #vida #maturidade #mudanças

Crédito foto pássaros:  Bernhard Jaeck (Pixabay) 

Crédito foto meninas: Petra (Pixabay)

*Wal Reis é jornalista, profissional de comunicação corporativa e escreve sobre comportamento e coisas da vida. Blog: www.walreisemoutraspalavras.com.br

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: seg, 26 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page