Hoje em dia vemos mais e mais jovens usando os cigarros eletrônicos
Vida e Saúde

Adolescentes e o uso de cigarros eletrônicos

Sending
User Review
0 (0 votes)

Anunciados como uma alternativa mais saudável aos cigarros tradicionais, cigarros eletrônicos (ou e-cigarettes) são aparelhos que produzem vapor quando inalados, movidos a uma bateria que aquece um líquido, produzindo então, o vapor. O líquido geralmente contém uma mistura de nicotina, aromatizantes e ingredientes químicos. Projetados de uma maneira facilmente atraente para adolescentes, estão atualmente no mercado cerca de 500 marcas e mais de 7mil sabores, incluindo versões que remetem a frutas e doces.
De 2011 a 2014, o uso entre alunos do ensino médio nos Estados Unidos aumentou de 1,5% para 13,4 %. Portanto, um relatório abrangente divulgado em 2016 pelo US Surgeon General e focado em e-cigarettes pedia a pais e médicos para desencorajar o uso de todo e qualquer produto à base de nicotina. Os resultados foram apoiados pela American Medical Association e pela American Academy of Pediatrics.
Especialistas concordam que a inalação do vapor do cigarro eletrônico é menos prejudicial do que a fumaça do cigarro convencional, em parte porque o vapor não contém o alcatrão e o monóxido de carbono encontrados no tabaco. No entanto, como no uso de cigarros convencionais, os riscos para a saúde dos e-cigarettes também vêm da nicotina.
Essas substancia também causa sintomas imediatos, aumentando frequência cardíaca, pressão arterial e fluxo sanguíneo para o coração, fazendo com que as artérias se estreitem. Da mesma forma, produtos químicos às vezes encontrados nos e-cigarettes, como o formaldeído, são conhecidos por carregarem supostos riscos à saúde.
Infelizmente, a verdade é que não temos estudos fortes e consistentes do uso a longo prazo dos cigarros eletrônicos, contendo nicotina ou não. O que existe são somente indicações que, para a ciência, não são suficientes. Mas vale lembrar que este novo hábito, independentemente de suas implicações à saúde, estimula um comportamento semelhante ao do tabagismo, correlacionado com status e prazer, sendo assim potencialmente viciante e fazendo com que o adolescente esteja cada vez mais sujeito ao tabagismo e a outros vícios a ele relacionados, como a dependência de álcool.
Por Dra. Cindy Shaffer

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: seg, 22 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page