Programe-se

Vítimas Digitais: série do GNT disponível no Globoplay EUA

Com direção de João Jardim, a série conta com sete episódios em formato docudrama e traz no elenco Débora Falabella, Mariana Nunes e Marcos Veras, entre outros

O universo da violência online é o gancho para a série do GNT, ‘Vítimas Digitais’, que já pode ser maratonada no Globoplay nos Estados Unidos. Dirigida por João Jardim, o docudrama  traz sete episódios inspirados em histórias reais. Em cada um deles, uma narrativa ficcionada é entrecortada por depoimentos de especialistas, que reforçam a extensão dos danos causados pela violação da privacidade. A série destaca vários aspectos do complexo universo dos crimes digitais e um deles é a dificuldade de atuação da justiça nesses casos. “Nosso desafio foi explorar a temática das redes sociais e ressaltar como esta pode ser uma nova ferramenta de perseguição e vingança na sociedade contemporânea”, relata o diretor João Jardim.

Para a escolha das histórias abordadas, a série trabalhou em extensas entrevistas com pessoas que já sofreram com exposição e opressão originadas na internet.  A jornalista Lia Bock ficou à frente da coordenação do processo de pesquisa e o time de roteiristas – Antônia Pellegrino, Felipe Sholl, Fabio Mendes e Clara Meirelles – incorporaram esses relatos à série.  Entre os 13 especialistas que atuam na área de crimes digitais e que deram seus depoimentos sobre as histórias contadas estão Gabriela Manssur, promotora de Justiça do Estado de São Paulo; Juliana Cunha, diretora da Safernet; Beatriz Accioly Lins, antropóloga da USP; e Ronaldo Lemos, idealizador do marco civil da internet.

Construída com histórias independentes entre si, cada episódio é intitulado com o nome da vítima. A série também trabalha com casos que aconteceram com pessoas de diferentes faixas etárias, gêneros e classes sociais, comprovando que qualquer um que tenha uma persona digital pode ser vítima de crimes desse tipo. 

‘Vítimas Digitais’ traz no elenco, Débora Falabella, Mariana Nunes, Marcos Veras, Luis Lobianco, Maitê Padilha, Guta Stresser, Carol Oliveira, Roberta Santiago, Elisa Volpato, João Pedro Zappa e Rodrigo Pandolfo, entre outros. Os episódios estão disponíveis para assinantes do Globoplay nos EUA.

Comente

Clique aqui para comentar

You cannot copy content of this page
X