Programe-se

Uso de agrotóxicos nas lavouras é debatido no Profissão Repórter

Sending
User Review
0 (0 votes)

O impacto do uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras é tema do ‘Profissão Repórter’. A equipe do programa visita três Estados e mostra que 70% dos alimentos in natura que são consumidos estão contaminados, trazendo relatos de pesquisadores e agricultores que sofrem os efeitos da intoxicação.
O repórter Estevan Muniz visita a Chapada do Apodi, no Ceará, região que, nos últimos 15 anos, vive o crescimento da fruticultura, ao mesmo tempo em que vê surgir uma incomum incidência de diversos tipos de câncer na população, 38% acima do índice nacional. Em menos de uma semana na região, a equipe do ‘Profissão’ registrou dois enterros de vítimas da doença. Os pesquisadores relacionam os casos ao uso de agrotóxicos, mas os fazendeiros negam.
Já Mariana Fontes visita o Espírito Santo, Estado que tem o maior número de intoxicações por agrotóxicos agrícolas do Brasil, com mais de 800 casos por ano. A repórter acompanha uma análise de alimentos em laboratórios em que foram encontradas quatro substâncias proibidas.
No Rio Grande do Sul, Guilherme Belarmino investiga o alto índice de pessoas deprimidas e também de suicídios em cidades onde é forte a cultura do fumo. Alguns agricultores estão sendo incentivados a mudar de cultivo, passando a trabalhar com produtos que exijam menor aplicação dos produtos.
O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar no canal internacional da Globo terça-feira, 3 de novembro, nas Américas, dia 4, no Japão e Austrália e terça-feira, dia 10, na Europa e África.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: seg, 15 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page